ter
30
jul
2019

concerto_OSPB

Depois do sucesso do concerto da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, no último domingo (28), integrando a programação do Festival de Artes Jackson do Pandeiro, no Espaço Cultural, com as participações de Genival Lacerda, João Lacerda, Lívia Valéria, Thallyson Ramos e Coro Sinfônico da Paraíba, será a vez da Orquestra Sinfônica da Paraíba prestar uma homenagem. Neste dia 5 de agosto (segunda-feira), na Praça do Povo do Espaço Cultural, a OSPB fará, pelo quinto ano consecutivo, concerto comemorativo ao aniversário da cidade de João Pessoa.

Desta vez, o concerto em homenagem aos 434 anos da capital vai abrir o show do Paralamas do Sucesso, grupo liderado pelo paraibano Herbert Viana. As apresentações foram anunciadas pelo governador João Azevedo no último dia 22, no programa semanal Fala Governador, transmitido pela Rádio Tabajara, como integrantes da programação cultural alusiva ao aniversário da cidade.

O concerto, com início previsto para às 18h30, terá regência do maestro Luiz Carlos Durier. Prestando também uma homenagem ao centenário do artista paraibano Jackson do Pandeiro, a orquestra abrira a apresentação com a “Abertura Jack – É – Centenário”, composição do paraibano Emanuel Barros.

“Seleção Ary Barroso”, de autoria do maestro e oboísta pernambucano Maestro Duda, vem em seguida. O concerto comemorativo continua com a execução de “Só Sambas”, do maestro e pianista brasileiro do Rio Grande do Sul Cyro Pereira e “Salve Salvador”, do trompetista baiano Wellington das Mercês. Três composições do Maestro Duda completam o programa e encerram o concerto: “Melhor do Xotis”, “Algodão Baião” e “Formigão”.

“Este ano faremos uma apresentação diferente”, explicou o maestro Luiz Carlos Durier. “A Orquestra vai tocar sozinha, abrindo o show do Paralamas do Sucesso. E nós escolhemos um repertório que é um grande passeio pela música popular brasileira e principalmente aquela que é dedicada à música nordestina, a música de raiz, a MPB nordestina. E ainda faremos, nesse momento, uma homenagem a Jackson do Pandeiro, em comemoração também ao seu centenário de nascimento. Os arranjos são espetaculares, o que prova que a MPB é possível, com qualidade, com muita força artística, ser tocado por uma orquestra sinfônica, por um grupo sinfônico. Então, nós estamos felizes e nos preparando para fazer um grande concerto”, destacou.

Os concertos comemorativos ao aniversário da cidade de João Pessoa, com a presença de artistas brasileiros e regidos pelo maestro Luiz Carlos Durier, têm atraído um grande público. No dia 5 de agosto de 2015, a Orquestra Sinfônica da Paraíba e a Orquestra Jovem apresentaram concerto na inauguração do Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções de João Pessoa, com a participação da cantora carioca Zélia Duncan. No ano seguinte, a apresentação teve como destaque o cantor e compositor paraibano Zé Ramalho; em 2017, as atrações foram as cantoras paraibanas Cátia de França e Nathalia Bellar, e no ano passado, o também paraibano Chico César foi o destaque do concerto em homenagem aos 433 anos da capital paraibana. Todos os concertos comemorativos foram realizados no Teatro Pedra do Reino, mas a apresentação deste ano foi transferida para o Espaço Cultural.

Regente – Paraibano de João Pessoa, Luiz Carlos Durier é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) há 22 anos. Em setembro de 2013, foi nomeado diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB).

Como regente convidado, conduziu a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe, Orquestra Sinfônica da UFRN e Orquestra Criança Cidadã do Recife. Durier também regeu a Orquestra de Cordas da 29ª e 30ª Oficina de Música de Curitiba. No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito, pelo desempenho profissional frente à OSPB.

Entre suas atividades, conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente e do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Com a OSPB e a OSJPB, esteve à frente de concertos com artistas populares como Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos e Zélia Duncan.

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br