sáb
31
ago
2019

Empaer-Mês da Juventude Rural

As comemorações do Mês da Juventude Rural, promovidas pelo Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), foram encerradas nessa sexta-feira (30), em Campina Grande, com a participação de jovens de vários municípios. Durante o evento, que aconteceu na sede da gerência regional da empresa, teve palestras sobre diversos temas, quando os presentes conheceram as oportunidades de negócios utilizando recursos do Programa Empreender.

Neste ano, aconteceram 97 eventos em todas as 15 regionais da Empaer abordando os mais variados temas, com uma previsão de participação de 2.750 jovens residentes no campo ou nas pequenas cidades paraibanas. Entre os participantes durante o encerramento do Mês da Juventude, era evidente a busca de conhecimentos acerca das oportunidades para que possam vislumbrar como uma atividade profissional, dentro de uma visão de aproveitamento das potencialidades da terra. Alguns jovens já trabalham com suas famílias, a exemplo do grupo procedente de Camalaú, município do Cariri, onde participa das atividades artesanais da cooperativa de pescadores e estudam.

Na ocasião, a bióloga Tatiana Asahi, da Empaer, proferiu palestra sobre sexualidade e juventude. Kisio Morais, do distrito de Catolé de Boa Vista, abordou o cooperativismo. Trabalhando com o fornecimento de produtos para alimentação nas escolas, mesmo diante das dificuldades, Kisio afirmou que nunca a pessoa deve desistir diante do primeiro obstáculo. Ele defende a organização e o planejamento para se alcançar êxito no seu negócio, e sugeriu que fossem feitas as anotações de tudo o que se arrecada para no final do ano saber da movimentação financeira e ter uma noção do lucro obtido. “Vale a pena, sim, trabalhar no campo. Nunca desistir da atividade agrícola”, comentou.

O assistente de capacitação do Empreender, Sérgio Feitosa, falou sobre empreendedorismo para a juventude, apresentado as linhas de crédito que o Governo do Estado disponibiliza para os jovens montarem seu próprio negócio. Essas linhas são destinadas aos jovens com idade de 18 a 29 anos, com condições de pagamento diferenciado, com projeto de R$ 1.500,00 até R$ 15.000,00, e com uma taxa de 0,55% ao mês e 10 meses de carência. 

Reconhecendo que existem muitas dificuldades para as pessoas continuarem trabalhando no campo como em décadas passadas, a começar pela insegurança, o gerente regional da Empaer em Campina Grande, Ailton Santos, disse que vem sendo empreendido esforço no sentido de criar condições para que os jovens tenham interesse de cultivar a terra, seguindo a tradição de seus antepassados. “Uma saída é orientar os jovens a ingressar nos cursos técnicos da área da agricultura e é isso o que temos feito quando surgem as vagas para cursos como Agronegócio, por exemplo, recomendamos que façam”, comentou.

Eventos– Entre os eventos realizados durante o mês de agosto pelos escritórios da Empaer, destacam-se palestras sobre quintais produtivos, cursos sobre produção de mudas frutíferas e florestais, meio ambiente, agroecologia, acesso as políticas públicas e educação previdenciária, lideranças jovens rurais, discussão sobre o Estatuto da Juventude, associativismo, a importância da agricultura familiar, os jovens na sucessão dos pais na agricultura familiar, a agricultura para os jovens, os jovens e as drogas.

Ainda conforme o calendário de eventos houve visitação a hortas comunitárias, palestras nas escolas, distribuição de mudas frutíferas, produção de hortaliças pelo sistema de hidroponia, acesso ao Programa Brasil Sem Miséria que possibilita aceso a recursos para implantar pequenos projetos.

Outros temas: violência contra as mulheres rurais, empreendedorismo rural, políticas públicas para os jovens, produção orgânica de alimento como fator de melhoria da saúde das pessoas, entre outros temas igualmente importantes.

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br