dom
01
set
2019

Unidade de Processamento de Mel

O Governo do Estado, por meio do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), entregou, na última quinta-feira (29), a Unidade de Extração e Processamento de Mel da Associação dos Apicultores e Meliponicultores de São José dos Cordeiros, no Cariri Ocidental paraibano. Foram investidos mais de R$ 160 mil, oriundos da parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), beneficiando 10 famílias de produtores rurais.

Na ocasião, o coordenador do Procase, Aristeu Chaves, falou da importância de se potencializar a produção do mel a da construção da Unidade.  "A inauguração da Unidade de Extração e Processamento de Mel permitirá melhoria das condições técnicas e da infraestrutura para a produção do produto. O que vemos hoje aqui é o resultado de um trabalho realizado pelo Fida, pelo Governo do Estado da Paraíba, pois o governador João Azevêdo tem como um dos principais focos do seu trabalho o incentivo à diversificação da agricultura familiar, também o apoio da Prefeitura de São José dos Cordeiros, inicialmente realizado por Fernando Queiroz e agora concluído pelo prefeito Jefferson Roberto e, também, pela própria Associação. Todos trabalhando coletivamente para o fortalecimento da cadeia produtiva do mel em São José dos Cordeiros”, afirmou o coordenador.

O prefeito Jefferson Roberto também destacou a importância da instalação da unidade em São José dos Cordeiros. “Dei continuidade a este projeto, iniciado pelo ex-prefeito Fernando Queiroz, e consegui, junto ao Procase e ao Governo da Paraíba, o apoio necessário para fazer essa história se tornar real, produzindo mel com qualidade e possibilidade de comercialização. Muita gente duvidou que fosse possível se produzir mel em uma região tão castigada pela seca, mas o resultado positivo está aqui”, frisou.

Emocionado, o presidente da Associação dos Apicultores e Meliponicultores, Manoel Bezerra, agradeceu a todos e falou do significado deste dia. “Essa inauguração e todas as melhorias que recebemos só foram possíveis serem completadas pela parceria do Procase, no trabalho exercido principalmente por Joseane Bezerra, e pelo nosso prefeito Jefferson. Agora, com toda essa estrutura, cabe às famílias darem continuidade a todo esse projeto, que se tornou realidade”, enfatizou.

A Unidade de Extração e Processamento de Mel foi projetada obedecendo os padrões ambientais e de segurança no manuseio do produto. Em apenas três meses de funcionamento, já produziu mais de uma tonelada de mel, só de apicultores de São José dos Cordeiros, disponibilizado no comércio local e em feiras da região.

A solenidade contou com as presenças do prefeito de São José dos Cordeiros, Jefferson Roberto, da vice-prefeita Lurdes Dantas, do ex-prefeito Fernando Queiroz, do vereador Paulo do Sindicato, do coordenador da Empaer, Walmir Azevedo do presidente da Associação dos Apicultores e Meliponicultores, Manoel Bezerra, que compuseram a mesa ao lado do coordenador do Procase, Aristeu Chaves. Também estiveram na inauguração o secretário da Agricultura do município, Deyvison Romerito, o técnico da Empaer, Ismar Villar, a gerente de Desenvolvimento Humano do Procase, Aparecida Henriques, a equipe técnica da Unidade Regional do Projeto Procase, membros do Projeto Jovens Bolsistas, do Cariri Ocidental e representantes das comunidades de Pedra Lavrada, Guarita, Serra Pelada, Cazuzinha e Duas Serras.

O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br