sex
27
set
2019

1000 Dias do Governo Ricardo Pereira - Imagem da Prefeitura de princesa Isabel

O secretário Fábio Braz (Finanças, Planejamento e Administração) destaca “o ajuste das contas públicas, entre outras medidas saneadoras, além da redução de secretarias, que possibilitaram o equilíbrio fiscal, sem que o município perdesse a capacidade de investimentos, que é a maior nas últimas décadas”

Nos 1000 dias de Ricardo Pereira (PSB) à frente da Prefeitura de Princesa Isabel, completados hoje (27), o município deslanchou, recuperou sua credibilidade e resgatou a autoestima dos princesenses, na avaliação de parlamentares que integram a base governista na Câmara de Vereadores, formada por sete dos seus 11 representantes, e de auxiliares do governo municipal.

O secretário Fábio Braz (Finanças, Planejamento e Administração) destaca o ajuste das contas públicas, entre outras medidas saneadoras. “Estamos ajustando a Prefeitura, não obstante o caos herdado. Estamos colocando as contas públicas em ordem, o chamado equilíbrio fiscal, sem, contudo, perder a capacidade de investimentos, que é a maior já registrada nas últimas décadas, apesar de tudo que houve sobretudo na gestão anterior. Olhem para o caso do Instituto de Previdência Municipal, é outra coisa. O governo de Ricardo Pereira tem créditos positivos, sim, e em todos os sentidos”, afirmou.

Ele citou ainda a desjudicialização de acordos para pagamentos de 600 processos de salários atrasados da administração anterior, além do enxugamento da máquina administrativa, reduzindo de 14 para sete o número de secretarias e o compromisso rigoroso do pagamento salarial dos servidores em dia.

A elevação do número de alunos matriculados na rede municipal – em apenas dois anos de governo -, além da redução dos índices de reprovação e evasão escolar são avanços apontados pela secretária Ana Paula Nunes (Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo). “Conseguimos, com muito esforço, ampliar, em tempo recorde, o número de matrículas na rede municipal de ensino, de 1.700 pra 2.300 alunos, cujos alunos foram contemplados com a entrega de kit escolar completo, uma coisa inédita na educação municipal”.

A gestora elencou ainda outras conquistas da administração na sua pasta: “Temos a construção da Escola Modelo Luiza Ferreira, no bairro Casusa; assinatura de convênio com a Fundação Leman e, notadamente, o aumento do IDEB do Fundamental I de 4,9 para 5,9, entre outros avanços já citados inclusive por vereadores, que são a ‘antena do povo’’’, disse.

A presidente do Legislativo municipal, Naldinha Domingos, disse que a gestão Ricardo Pereira avançou em todas as áreas e conseguiu trazer de volta a confiança da população no governo local. “Apesar de receber uma Prefeitura quebrada, Ricardo se superou, fez o impossível, avançou em todos os setores e o povo voltou a confiar na gestão municipal”, ressaltou.

O vereador Irismar Mangueira compartilha da opinião de que a gestão Ricardo Pereira registrou avanços significativos, imprimiu sua marca de gestor competente, ágil e transparente. “Ninguém pode negar que os avanços em áreas sensíveis, como Saúde, Educação, Infraestrutura e Finanças, por exemplo, são óbvios, inquestionáveis, sem falar na aprovação consecutiva das contas da gestão pelo Tribunal de Contas do Estado, algo que não acontecia há mais de 15 anos”, destacou.

A conclusão do Centro Especializado de Reabilitação (CER) e dos CAPS AD e Infantil, deixados inacabados pelo governo anterior, afora outras obras, ações e programas, mereceram destaque na avaliação do secretário Júnior Ferraz (Saúde). “A municipalização do Hospital Regional, que já registra um volume de serviços superior à média de 2018, foi um avanço, apesar das dificuldades gerais comuns à unidade. No governo Ricardo Pereira, entregamos o 12º PSF, no bairro Casusa e vamos construir uma outra, na Rua da Saudade, além de entregar brevemente a Academia da Saúde do bairro Ibiapina. A Casa de Apoio em João Pessoa e o transporte de pacientes para outros centros funcionam a contento”, comentou.

Já o vereador Garrancho lembra que o prefeito recebeu um município falido, paralisado, atolado em dívidas, com salários atrasados, mas deu a volta por cima, pagando rigorosamente em dia a folha do funcionalismo público municipal. “Antes de Ricardo assumir, era um caos completo, tudo parado, servidores ativos e aposentados e pensionistas passando por dificuldades enormes com seus salários atrasados. Hoje, graças ao compromisso e dedicação do prefeito, todos recebem em dia, são respeitados, valorizados, inclusive salarialmente”, afirmou.

Para o vereador Jaildo da Cachoeira, comentar os 1000 dias da gestão atual é simplesmente uma comemoração de tudo de bom que o município experimenta com o novo governo. “Olha, tudo aqui mudou, melhorou muito, demais até. Princesa agora tem o que comemorar. Veja só: Pagamento do servidor em dia, escolas e creches reformadas, equipadas, merenda de qualidade, professores e gestores recebendo formação continuada, transporte escolar seguro e eficiente, parcerias e obras em todo lugar”, frisou.

O secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, vereador licenciado Valmir Pereira, vê o perfil do município radicalmente mudado pra melhor, com obras na área de infraestrutura, principlamente. “Princesa Isabel virou um canteiro de obras no governo de Ricardo Pereira, tanto na cidade como na zona rural. Já são mais de 30 ruas calçadas, praças restauradas, conservação de estradas vicinais, modernização e ampliação do sistema de iluminação pública com lâmpadas de Led e ampliação da frota municipal com 20 novos veículos diversos, além do projeto aprovado, com recursos empenhados, para asfaltamento das ruas centrais, entre outras conquistas e, ainda, da reforma e ampliação da quadra poliesportiva Alcides Carneiro”, assinalou.

Mesmo pensamento é defendido pelo vereador Arnaldo de Zé da Laje. Ele acrescenta ainda o projeto de abastecimento de água do bairro São Silvestre. “O prefeito Ricardo Pereira já entregou 30 ruas calçadas. Até o ano que vem, serão mais de 50 ruas e seus moradores beneficiados com o serviço, sem falar na questão do abastecimento de água no São Silvestre, que já tem uma solução à vista. Aqui, com Ricardo Pereira, é só trabalho, trabalho e mais trabalho em todas as frentes da administração”, asseverou.

A avaliação do vereador licenciado e titular da Secretaria de Ação Social, Neguinho da Lagoa, também é positiva, com especial destaque para a área de saúde. “A Saúde, setor que em qualquer esfera da administração pública [federal, estadual e municipal] sempre é muito demandada, recebe atenção especial do gestor, assim como outras áreas. Temos uma Saúde que é referência regional, com Unidades Básicas de Saúde reformadas. Ricardo conseguiu instalações próprias das UBSs dos bairros Saudade e Casusa; o Laboratório de Análises tem um serviço eficiente, além de termos o Hospital Regional e o CER atendendo, de forma pactuada, usuários da região”, atestou.

O secretário Givaldo Morais (Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura) disse que o governo Ricardo Pereira já cumpriu a maioria de seus compromissos firmados com a população. “Ricardo Pereira já realizou quase todas suas metas de governo, através de um esforço sem igual pra tirar o município do fundo do poço, jogado pelo desgoverno anterior, passado. Hoje, a gente pode dizer que Princesa Isabel tem um prefeito de verdade, sério, honesto, competente, trabalhador, que desconhece limites para superar desafios”, afirmou.

E completou: “A cidade mudou, o município todo tem outra cara, outro perfil. As ruas estão mais iluminadas, com lâmpadas de led, que já chegaram ao Distrito de Lagoa da Cruz e povoado Várzea, aos vários bairros da cidade. As praças foram e estão sendo reformadas; as estradas rurais são restauradas e conservadas, a limpeza urbana é ágil e eficiente. Bairros e ruas são valorizados e têm qualidade de vida com os calçamentos já feitos e os muito que virão em breve. Ninguém melhor pra enxergar que tudo mudou que a população, que aprova amplamente a gestão. Valmir [Pereira] disse tudo, ele que sabe como ninguém o antes e depois da gestão Ricardo Pereira”.

O diretor de Cultura, Lucinaldo Feitosa, faz uma leitura igualmente prática da administração municipal. “O resgate cultural também é uma marca do governo de Ricardo Pereira, que conseguiu resgatar o calendário festivo de Princesa Isabel, a exemplo do carnaval, dos festejos juninos e da festa de emancipação, atraindo multidão recorde aos eventos. Além disso, há uma política firme de apoio às diversas expressões da cultura, sobretudo de matriz popular, com patrocínio, parceria e outras formas de colaboração, sem falar no investimento físico propriamente dito, na infraestrutura, como o palco da Praça de Eventos, que ora recebe ampliação”, observou.


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br