dom
27
out
2019

Chile

País em ebulição com uma avalanche de protestos em decorrência do aumento de 30 pesos (equivalente a R$ 0,17) no metrô de Santiago, o Chile dá um serviço de qualidade na saúde a 15% da população apenas, de acordo com o professor Dante Contreras, do Departamento de Economia e Negócios da Universidade do Chile e investigador do Centro de Estudos de Conflito.

247 – País em ebulição com uma avalanche de protestos em decorrência do aumento de 30 pesos (equivalente a R$ 0,17) nas tarifas do metrô de Santiago, o Chile precisa lidar com problema que despertam a necessidade de o governo rever o modelo da gestão do neoliberalismo. Na área da saúde, por exemplo, 85% das pessoas não podem pagar pelo serviço.

De acordo com o professor Dante Contreras, do Departamento de Economia e Negócios da Universidade do Chile e investigador do Centro de Estudos de Conflito, o sistema de saúde "segue a lógica da extrema segregação". "Quem tem dinheiro tem à disposição hospitais  e médicos de primeiro nível. Mas isso representa cerca de 15% da população.  Os 85% restantes utilizam o sistema público, deficitário, que não conta com recursos suficientes", diz ele em entrevista à Veja.

"O Chile não é moderno como se acredita. Ele tem setores de sua economia e da sociedade que são modernos, mas também áreas extremamente atrasadas. Um país com alta segregação na educação, na saúde e no seu território não pode ser definido como moderno", afirma.

De acordo com o estudioso, "o Chile está na média de desigualdade da América Latina, que é a região mais desigual do mundo". "Então é um país de alta desigualdade. Quando você o compara a outros países da OCDE, você se dá conta que é o pior nesse grupo. O 1% mais rico da população concentra 25% da riqueza", continua.

"Com relação a tendencia da desigualdade, o que observados é que ela está estável. É do tipo estrutural, ou seja, muito difícil. de ser combatida politicamente. É algo que acontece também nos países vizinhos, como o Brasil".

Brasil 247


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br