ter
29
out
2019

Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires

Dados do Ministério da Saúde apontam que o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de mortalidade e incapacidade adquirida no Brasil. Caracterizado por uma alteração na circulação sanguínea no cérebro, o AVC tem dois subtipos: o isquêmico que é o mais comum, representa 85% dos casos, e o hemorrágico que corresponde a 15%, mas que causa o maior índice de mortalidade.

Sobre esses índices, especialistas em neurologia do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, alertam que o reconhecimento precoce dos sintomas da doença, como também a agilidade no tratamento, reduzem consideravelmente os índices de mortalidade e complicações referentes à patologia. Nesta terça-feira (29) profissionais da unidade de saúde realizam um trabalho de sensibilização com acompanhantes, pacientes e a população em geral, por meio de distribuição de material educativo e campanha nas redes sociais do complexo hospitalar.

“Era uma quinta-feira de junho, quando recebi a ligação de um dos amigos de trabalho do meu filho, de apenas 28 anos. Ele é odontólogo de uma unidade de saúde, apresentava os sintomas de um AVC. De imediato, a instituição fez a regulação para o Metropolitano que foi atendido passando por procedimento cirúrgico de urgência. Graças a Deus foi um sucesso a cirurgia e a recuperação dele foi rápida e sem sequelas. Os médicos explicaram que a identificação imediata dos sintomas o ajudaram para a boa recuperação”, explicou Rômulo Castro, pai de Nelson Luiz vítima de um AVC.

Segundo o neurologista do Hospital Metropolitano, Rafael Andrade, o diagnóstico rápido do AVC, além do tratamento imediato, reduz significativamente as chances de complicações para o paciente. “A gravidade da lesão provocada pelo AVC vai depender do tempo que o paciente levou para ser atendido e diagnosticado em um hospital. Normalmente, a região cerebral afetada demora de quatro a seis horas para morrer, a partir daí, os danos são irreversíveis. Ou seja, quanto mais rápido o paciente que está sofrendo um AVC chegar ao hospital, maiores são as suas chances de reverter a situação e evitar que a patologia comprometa uma área maior do cérebro” frisou.

Sintomas do AVC de acordo com a Escala de Cincinnati: A escala é uma avaliação médica, pré-hospitalar, utilizada para diagnosticar a presença de um acidente vascular encefálico. Ela é composta por três comandos: 1: pedir para o paciente sorrir, mostrando os dentes. 2: solicitar para o paciente levantar os braços para frente por 10 segundos; 3: pedir para o paciente falar uma frase simples. Se as respostas a esses comandos forem inadequadas, como falta de assimetria no sorriso, queda de um dos braços, evidenciando fraqueza muscular, ou a dificuldade ou incapacidade para falar, deve-se procurar a urgência médica imediatamente.

Como prevenir o AVC: Manter o controle da pressão arterial; monitorar a glicose e a diabetes; evitar o sobrepeso e a obesidade, cigarro e o consumo exagerado de bebidas alcoólicas; manter os níveis saudáveis de colesterol; adotar uma dieta saudável e praticar exercícios físicos com frequência.

Dia de Conscientização do AVC: O Dia Mundial do AVC, é comemorado anualmente em 29 de outubro. A data tem a finalidade de alertar as pessoas sobre a prevenção.

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br