sáb
23
nov
2019

Concurso-de-Cordel-Jackson-do-Pandeiro

Promovido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Cultura (Procult), o “Concurso de Cordel Jackson do Pandeiro: 100 anos do Rei do Ritmo” está recebendo inscrições até a próxima terça-feira (26). A iniciativa, que reforça o amor da UEPB pela inventividade poética dos bardos nordestinos, objetiva estimular a publicação de folhetos de Literatura de Cordel produzidos por autores paraibanos, visando difundir o gênero e homenagear Zé Jack em seu centenário.

As inscrições serão gratuitas e devem ser feitas mediante o envio de dois arquivos digitais da obra para o e-mail [email protected], sendo que um deles deve ser remetido em formato DOC e outro em formato PDF. Os arquivos impressos devem ser protocolados na Procult, situada no Bloco Administrativo da Reitoria, 3° andar (salas 317 e 318), de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 17h30. O arquivo em formato PDF não pode apresentar o nome do autor, ou qualquer forma de identificação do mesmo. Esse arquivo será caracterizado de acordo com o número de inscrição do candidato e impresso e enviado para a Comissão Avaliadora nomeada pela Procult. O outro, em formato DOC, ficará com a Procult e será utilizado para a criação gráfica das obras selecionadas, devendo conter os dados do autor, incluindo uma minibiografia e seu nome artístico.

Também será necessário entregar um envelope na Procult, com a ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada pelo proponente; uma via da obra impressa incluindo o nome completo do autor; cópia do e-mail que enviou anexos dos arquivos digitais, nos formatos DOC e PDF, para o e-mail [email protected]; cópias de RG e CPF; comprovante de residência (para os não paraibanos, comprovação de tempo de residência conforme o Edital); declaração de autoria e ineditismo; autorização para publicação.

Os trabalhos participantes devem ter no mínimo oito páginas e no máximo 16. Serão selecionados 10 títulos, sendo apenas um por autor e podem ser inscritas obras originais e inéditas, de acordo com as seguintes modalidades: quatro obras elaboradas em sextilhas, com sete sílabas poéticas, possuindo no mínimo 32 estrofes e no máximo 64 estrofes; quatro obras elaboradas em setilhas, contendo sete sílabas poéticas, dispondo de no mínimo 24 estrofes e no máximo 48 estrofes; duas obras elaboradas em décimas, contemplando sete ou dez sílabas poéticas, abrangendo no mínimo 16 estrofes e no máximo 32 estrofes.

Os escritos escolhidos figurarão no catálogo da Editora da Universidade Estadual da Paraíba (Eduepb) e serão publicados com recursos da Instituição. Já expresso, o tema é “Jackson do Pandeiro: 100 anos do Rei do Ritmo”. O resultado final será divulgado no dia 13 de dezembro. Cada título classificado terá publicado o total de dois mil exemplares. A critério da UEPB, por recomendação da Comissão Avaliadora, poderão ser indicadas para posterior publicação, como “Menção Honrosa”, obras que sejam consideradas relevantes, mas que não tenham obtido pontuação suficiente para a classificação no limite da quantidade de obras classificáveis.

Confira todas as orientações no Edital, clicando AQUI. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (83) 3315-3446.

Ascom/UEPB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br