dom
24
nov
2019

Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP)

Com homenagem à Bossa Nova, o 7º Festival Internacional de Música Clássica, realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), será aberto neste domingo (24), às 19h, na Igreja de São Francisco, com um concerto da Orquestra Sinfônica Municipal com participação do Quarteto Jobim. A regência será do maestro Laércio Diniz. O evento faz parte do AnimaCentro.

No programa da abertura, uma celebração ao repertório de Tom Jobim, com a Orquestra Sinfônica e o Quarteto Jobim executando obras de Tom, incluindo as canções feitas em parceria com grandes nomes da música brasileira, como Chico Buarque de Holanda (‘Sabiá’), Vinicius de Moraes (‘Chega de saudade’, ‘Garota de Ipanema’, ‘Ela é carioca’ e ‘Água de beber’) e Aloysio de Oliveira (‘Dindi’, ‘Só tinha de ser com você’), dentre outros clássicos.

Deste domingo (24) até o próximo sábado (30), 7º Festival Internacional de Música Clássica vai oferecer uma vasta programação, com quatro concertos diários nas igrejas do Centro Histórico (Mosteiro de São Bento e Primeira Igreja Batista, Igreja do Carmo e Igreja de São Francisco). Ao todo, serão 22 apresentações, 12 masterclasses, mais de 30 atrações e participação de músicos de 11 países (Alemanha, Argentina, Bielorrússia, Brasil, Bulgária, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Lituânia e Rússia).

Para o diretor executivo da Funjope, Maurício Burity, o Festival Internacional de Música Clássica, que em sua 7ª edição homenageia a Bossa Nova, engrandece a cultura da Capital e possibilita a troca de experiência entre os músicos da cidade e do estado com artistas internacionais.

“O Festival é um evento já consolidado e que faz parte do calendário dos grandes festivais no mundo. Esse festival, realizado no Centro Histórico, o que valoriza essa área da cidade, além das apresentações oferece, através das masterclasses, uma oportunidade para os músicos locais trocarem experiências com músicos de outros países. Temos ainda a participação da nossa Orquestra Sinfônica, tocando junto com grandes nomes da música brasileira, como o Quarteto Jobim e Leila Pinheiro”, disse.

Masterclasses – Além dos concertos, o Festival Internacional de Música Clássica terá as masterclasses, que contemplam cinco instrumentos (violino, violoncelo, viola, violão e piano) e serão realizadas de segunda-feira (25) a sexta-feira (29), sempre às 10h, na Casa da Pólvora, Hotel Globo e Igreja de São Francisco.

Escolas municipais – As escolas da Rede Municipal de Ensino estarão representadas no 7º Festival Internacional de Música Clássica. Mais de 500 alunos de cinco escolas municipais – Chico Xavier, Dom José Maria Pires, Cônego João de Deus, Radegundis Feitosa e Ministro José Américo de Almeida –, vão assistir aos concertos na Primeira Igreja Batista e no Mosteiro de São Bento a partir da segunda-feira (25).

Quarteto Jobim – Surgiu em 1995 e apresenta um repertório baseado na obra compositor Antônio Carlos Jobim, autor de clássicos da Música Popular Brasileira. O grupo tem se apresentado em vários países, divulgando a música e a cultura brasileira. A familiaridade entre eles dá o tom do show, onde combinam a sofisticação harmônica e a leveza do estilo que se consagrou mundialmente.

Orquestra Sinfônica Municipal- A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) foi criada em novembro de 2013 e teve sua grande estreia junto ao público no 1º Festival Internacional de Música Clássica, em dezembro de 2014. A OSMJP incorporou em seu quadro artístico os músicos da antiga Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa, além de uma dezena de novos talentos, contratados da região. Realiza, periodicamente, concertos no Centro Cultural Ariano Suassuna, através de uma parceria entre o Tribunal de Contas do Estado e a Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Programa da abertura

Tributo à Bossa Nova

“Surfboard” (Antônio Carlos Jobim)

“Água de Beber” (Antônio Carlos Jobim, Vinicius de Moraes)

“Ela é carioca” (Antônio Carlos Jobim, Vinicius de Moraes)

“Inútil Paisagem” (Antônio Carlos Jobim, Aloysio de Oliveira)

“Modinha” (Antônio Carlos Jobim,Vinicius de Moraes)

“Bonita Demais” (Antônio Carlos Jobim, Vinicius de Moraes)

“A Felicidade” (Antônio Carlos Jobim,Vinicius de Moraes)

“Chega de Saudade” (Antônio Carlos Jobim,Vinicius de Moraes)

“Sabiá” (Antônio Carlo Jobim, Chico Buarque de Holanda)

“Dindi” “Antônio Carlos Jobim, Aloysio de Oliveira)

“Samba do Avião” (Antônio Carlos Jobim)

“Só tinha de ser com você” (Antônio Carlos Jobim, Aloysio de Oliveira)

“Garota de Ipanema”(Antônio Carlos Jobim,Vinicius de Moraes)

“Águas de Março” (Antônio Carlos Jobim)

A programação completa do 7º Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa, com as apresentações e masterclasses, assim como informações sobre as todas as atrações, podem ser consultadas no site do evento, no endereço https://musicaclassica.joaopessoa.pb.gov.br/

Serviço

Abertura do 7º Festival Internacional de Música Clássica

Atração: Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, com participação do Quarteto Jobim

Local: Igreja de São Francisco

Data: Domingo (24)

Horário: 19h

Evento Gratuito

Secom-JP


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br