“Os homens sábios usam as palavras para os seus próprios cálculos, e raciocinam com elas, mas elas são o dinheiro dos tolos”.

Thomas Hobbes (1588-1679), filósofo inglês, autor de Leviatã

qui
03
jul
2014

DSC08387
“Vou desmontar a farsa montada pelo ex-gestor corrupto e cassado”, diz Givaldo

O vereador Givaldo Morais (PC do B) desafiou nesta quinta-feira (3) o ex-prefeito de Princesa Isabel, Thiago Pereira (PMDB), a acionar a Justiça por conta das denúncias de corrupção na gestão peemedebista formuladas pela oposição.

O parlamentar comunista reafirmou que “o ex-gestor cassado é corrupto, pois pagou cerca de R$ 53 mil a uma empresa pelo serviço de calçamento das ruas Frei Mariano Estima (Bairro Maia) e Antônio Laurindo de Medeiros (Bairro Ibipiana)”.

Segundo Givaldo, “as duas obras custaram R$ 28 mil e foram pagas com recursos da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, quando de minha passagem à frente da pasta; porém o então prefeito fez um contabilização paralela, da qual tive conhecimento tempos depois, já fora do governo”.

“Reafirmo tudo que disse no último sábado no programa radiofônico Agenda Positiva e rogo, suplico até que o ex-prefeito Thiago me interpele na Justiça, onde espero desmascarar tudo com documentos, entre outras provas, inclusive materiais e testemunhais”, assegurou.

“Ele [Thiago] pode tomar as medidas judiciais que tiver a seu alcance, pois eu não devo e, por isso, não temo. Thiago não pode sair por aí, através deste Blog, ameaçando processar um homem do porte do ex-deputado Aloysio Pereira, um político de 91 anos, de cabelos brancos e biografia limpa, invejável, respeitável, ícone da política paraibana e orgulho dos princesenses dignos”, desabafou.

“Em de vez processar o tio-avó dele [Dr. aloysio], Thiago deve me processar, faço questão disso. Quero ver quem vai sair algemado nessa história mal contada por ele, que foi cassado e é réu em vários processos por improbidade administrativa e crimes contra a administração pública”, desafiou.

“Vou desmascarar essa farsa barata montada por ele através de uma nota de esclarecimento que surtiu ‘efeito bumerangue’, fez cair sua máscara e expôs  a verdadeira face dele, sem retoques, suja tal como é”, finalizou.


  Compartilhe por aí: 2 Comentários

qui
03
jul
2014

“Amarildo substituiu Pelé, que se contundiu. Substituiu mesmo, pois nem Pelé é insubstituível”

Sitônio PintoOtávio Sitônio Pinto*

Ia me esquecendo de desejar Feliz Copa ao Douto Leitor. Mas faltam três partidas para terminar o campeonato mundial, ainda é tempo. Com votos de felicidade e um tanto de sorte, o time do Leitor até que pode ganhar. Time que nem pode ser o Brasil, pois A União é um jornal lido pelo mundo afora e tem leitores em muitos países. Leitores de outros países, mas que torcem pelo Brasil. É o caso de José Filipe, morador de Vila Nova de Gaia, em Portugal. Depois que a Seleção portuguesa voltou para casa, Filipe passou a torcer pela Seleção Canarinha – aquela da camisola amarela.

Camisola é como se chama em Portugal às camisas e camisetas. Não sei se na pátria de Camões camisinha se chama camisola-de-vênus; parece que o nome é outro. É não; fui ao dicionário e constatei que a dita camisinha se chama camisa-de-vénus, assim com acento agudo em vez de circunflexo, como em António e Sitónio. Aproveito a ocasião para lembrar, mais uma vez, que meu sobrenome é sinónimo de trácio, nome do povo que morava no sudeste da Europa (o revolucionário Espártacus, herói preferido de Marx, era um sitônio). Sinônimo também de vento norte, ou aquilão sitônio.

Alô, José Pereira Filipe, você ainda está acompanhando os jogos da Copa? Os jogos estão sendo ganhos na prorrogação, ou mesmo nos pênaltis. As partidas têm sido muito disputadas, haja coração. Aqui na minha cidade um torcedor teve um infarto, mas sobreviveu. Já os cachorros não têm tido a mesma sorte: sei de dois que morreram de enfarte, assustados com os fogos. As pessoas não se lembram de botar chumaços de algodão nos ouvidos dos cachorros por ocasião dos eventos em que se soltam fogos.

Os cães têm uma audição cinco vezes mais aguçada que a de seus donos, e sofrem muito na época junina ou em dia de jogos. O meu cachorro, Dom Pedro III, não tem medo de fogos, mas se incomoda muito com as explosões. Dom Pedro (também chamado Peter Pan) fica querendo morder as bombas. A autoridade devia proibir a queima de bombas de grande calibre. Lembro-me de meu avô, velho, cardíaco e em crise, numa noite de São João. Mas sobreviveu, assim como sobreviveu ao tiroteio de Misericórdia, quando sua cidade foi cercada pelas tropas de Princesa, na Guerra da Perdição. Gratulino chefiava um piquete; usava um rifle comblain.

Eu já disse a Filipe que o Brasil só ganha esta Copa se os artilheiros Hulk e Fred voltarem a marcar. Hulk marca em 75% dos jogos em que participa, mas nessa Copa não marcou nenhum golo. E Fred só marcou um. Não se pode ficar esperando que Neymar ganhe a Copa sozinho. Dizem que Garrincha ganhou a Copa de 62, mas os outros ajudaram. Amarildo substituiu Pelé, que se contundiu no começo da Copa. Substituiu mesmo, pois nem Pelé é insubstituível, e marcou os golos nos cruzamentos feitos por Garrincha.

Quem dizia que Garrincha ganhou a Copa de 62 era Nílton Santos. Foi ele, Nílton, que inventou o lateral avançado naquela partida contra a Áustria, – jogada que estão usando até hoje. Fez parte da Seleção de 50 (no banco), das seleções de 54, de 58 e de 62. Foi ele o sparring que enfrentou e aprovou Garrincha quando Mané foi testado para jogar pelo Botafogo. Nílton era chamado a “Enciclopédia do Futebol”, e tinha autoridade para dizer que Garrincha ganhou a Copa de 62. Mas Mané não estava só. No outro lado do campo tinha o próprio Nílton, tinha Zagalo, na ponta da lança tinha Amarildo. Garrincha et alii ganharam aquela Copa.

Quem duvidar acesse o YouTube, chame as finais de 58, de 62. Naquele tempo, a gente acompanhava os jogos pelo rádio. A transmissão chegava baixinho e chiando muito, o locutor parecia driblar nossos ouvidos colados ao rádio. A atenção era absoluta, precisávamos adivinhar o que o “speaker” dizia. Hoje, com a maravilha da TV e seus tantos recursos, é melhor assistir em casa de que no campo. Digo isso porque já vi a Seleção jogar, ao vivo, no Beira Rio de Porto Alegre e em Maracanã. No estádio não tem replay, câmara lenta, tira-teima, zoom. Das arquibancadas nem se identifica direito os jogadores, não se lê os números de suas camisolas – Zagalo e Nílton confundidos na banda esquerda do campo, o lateral fazendo às vezes de ponta, o ponta de lateral.

*Jornalista, escritor, poeta, ensaísta, publicitário e membro do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, da Academia Paraibana de Letras e da Academia de Letras e Artes do Nordeste.


  Compartilhe por aí: Comente

qui
03
jul
2014

Esta quinta-feira (3) é de predomínio de sol na maior parte do período e apresenta chance (5%) mínima de chuva em Princesa Isabel, Água Branca, São José de Princesa, Manaíra, Tavares e Juru, segundo aponta o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).

Na maioria dos municípios, a temperatura máxima prevista é de 24°C, e a mínima, de 15°C.

Abaixo, a previsão do CPTEC para a região Nordeste:

Entre o litoral norte da BA e o litoral de PE: possibilidade de chuva. No litoral da PB, norte do RN e norte do CE: possibilidade de pancadas de chuva. No noroeste do CE, norte do PI e norte do MA: nebulosidade variável e pancadas de chuva isoladas. No leste da BA, sul da PB, leste de PE e demais áreas de SE e AL: sol entre nebulosidade variável. Entre o leste do MA e o sul do RN: nublado com possibilidade de chuva. Nas demais áreas da região: predomínio de sol. Temperatura estável. Temperatura máxima: 34°C no PI. Temperatura mínima: 15°C no oeste da BA.


  Compartilhe por aí: Comente

qui
03
jul
2014


Ligia foi escolhida como vice-governadora

Das seis chapas majoritárias nas eleições deste ano na Paraíba apenas duas tem mulheres em sua composição, e nenhuma delas como candidata a governador, ocupando apenas a vaga de vice. Em sua tentativa de reeleição, o governador Ricardo Coutinho (PSB) terá como candidata a vice a médica Lígia Feliciano (PDT), enquanto o candidato de oposição Major Fábio (PROS) terá como vice a professora Leila Dantas (PROS).

Nas eleições de 2002, Lauremília Lucena (PSDB) foi eleita vice-governadora na chapa de Cássio Cunha Lima (PSDB) e assumiu a chefia do Executivo por algumas vezes durante o mandato, tornando-se a primeira mulher a assumir o cargo.

A segunda mulher a assumir o Governo da Paraíba foi a desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba. Ela governadora por três dias em março deste ano, em substituição ao governador Ricardo Coutinho (PSB) que se ausentou por motivo de viagem.

Segundo a legislação eleitoral, os partidos políticos devem reservar o percentual mínimo de 30% das vagas para um dos gêneros, homens ou mulheres, para a disputa de cargos no legislativo. Ainda assim, a participação da mulher em cargos eletivos ainda está em torno de 10% apesar das mulheres representarem 51,95% do eleitorado do país.

A norma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é de 2009, mas não tem sido cumprida pelos partidos políticos. Hoje no Congresso Nacional, dos 513 deputados, apenas 45 são mulheres. A culpa não é só dos partidos, argumentam alguns analistas políticos, já que o número de mulheres interessadas pela disputa eleitoral ainda seria muito pequeno.

Mesmo coma falta de representatividade, as mulheres têm conquistado espaços no país. Em 2010 o Brasil elegeu a primeira presidente da República, Dilma Rousseff (PT), duas governadoras e 134 deputadas estaduais. Já nas eleições municipais de 2012 foram eleitas 657 prefeitas e 7.030 vereador.

Paraíba Já


  Compartilhe por aí: Comente

qui
03
jul
2014

escola tecnica de bayeux foto francisco frança (9)

O Governo do Estado apresentou à comunidade, na noite dessa quarta-feira (2), a primeira Escola Técnica Estadual da Paraíba, localizada na avenida Liberdade, na cidade de Bayeux. A Escola Técnica Erenice Cavalcante Fideles é a primeira das seis unidades que estão sendo construídas na Paraíba, numa parceria entre os governos federal e estadual, e tem capacidade para ofertar educação profissional a 1.200 alunos em três turnos. Na obra, estão sendo investidos R$ 8.792.702,15.

O governador Ricardo Coutinho visitou a escola, que está praticamente concluída, acompanhado do prefeito de Bayeux, Expedito Pereira, vereadores, deputados e secretários de Estado. “Nós estamos agregando o ensino técnico profissionalizante de uma forma muito mais aprofundada, combinando ensino médio com eixos temáticos, no caso desta escola de Bayeux ela vai dialogar com o desenvolvimento industrial. Vamos formar mão de obra qualificada”, disse o governador.

Ainda este ano serão inauguradas as Escolas Técnicas de João Pessoa, Mamanguape, São Bento, Cuité e Cajazeiras, totalizando as seis primeiras de um projeto que compreende 15 unidades. O governador afirmou que o Brasil precisa ofertar mais ensino técnico, que é a base de mão de obra qualificada para as indústrias, e que na Paraíba escolas técnicas estão sendo construídas para atender a demanda das muitas empresas que estão se instalando aqui.

A Escola Técnica Estadual de Bayeux vai funcionar nos três turnos, oferecendo cursos do eixo tecnológico de produção industrial. Os cursos oferecidos são Fabricação Mecânica e Fabricação de Móveis, nas modalidades de ensino Técnico Integrado (Ensino Médio com a Educação Profissional Técnica), Concomitante (Estudantes de Ensino Médio de outras unidades de ensino estudam o Curso Técnico no contraturno) e Proeja (Educação de Jovens e Adultos/Médio). As aulas para as turmas do Curso Técnico Integrado à Educação Profissional terão início em 2015 e terão duração de três anos.

Estrutura A Escola Técnica Estadual de Bayeux é composta por 12 salas de aula, auditório com capacidade para 200 pessoas, laboratórios de Língua, Informática, Física, Química, Biologia e Matemática, além dos laboratórios específicos para os cursos de Fabricação Mecânica e Fabricação de Móveis. A escola contará ainda com biblioteca, sala multimídia para professores, refeitório, cantina, cozinha industrial completa, sala para o grêmio estudantil, oficina de manutenção, anfiteatro, ginásio poliesportivo completo e centro de vivência.

Escolas Técnicas Estaduais – O Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, está construindo seis escolas técnicas nas cidades de João Pessoa, Bayeux, Mamanguape, Cuité, Cajazeiras e São Bento, num investimento total de R$ 52,3 milhões. As escolas de Bayeux, João Pessoa e Mamanguape estão com as obras mais avançadas.

Serão ofertados cursos com eixos tecnológicos de Informação e Comunicação (João Pessoa), Produção Industrial (Bayeux), Recursos Naturais (Mamanguape), Produção Alimentícia (Cuité), Produção Industrial (São Bento) e Informação e Comunicação (Cajazeiras).

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

qui
03
jul
2014

A presidenta Dilma Rousseff lança nesta quinta-feira (3) a terceira etapa do Programa Minha Casa, Minha Vida, que tem por meta a contratação, a partir de 2015, de 3 milhões de novas unidades habitacionais.

A cerimônia ocorre durante entrega simultânea de mais de 5 mil moradias da segunda etapa do programa, que terá a presença de Dilma e de ministros em 11 cidades. Ao todo, serão entregues 5.460 casas em sete estados.

EBC


  Compartilhe por aí: Comente

qui
03
jul
2014


O presidente estadual do PT da Paraíba, Charliton Machado, disse hoje que o risco de intervenção do diretório nacional na instância estadual é "nenhum". O dirigente, contudo, admitiu que existe uma forte pressão do PMDB buscando retomar a coligação com os petistas: "Não temo isso porque não existe risco nenhum. A pressão do PMDB é óbvia porque eles querem o PT na coligação. Isso é absurdo e cria um desconforto. É como um casamento em que se quer forçar a noiva a subir no altar", disse Charliton no Tambaú Debate da Nova Tambaú FM.

Ontem, o colunista político Ilimar Franco, do jornal O Globo, repercutiu a informação que não haveria intervenção do PT Nacional na Paraíba e que a aliança com Ricardo Coutinho (PSB) será mantida.

Charliton tratou da divergência do deputado Frei Anastácio, que chegou a solicitar a intervenção no diretório estadual e disse que o entendimento do parlamentar é respeitado, mas que está sendo feito um diálogo para que ele se aglutine à decisão da maioria.

ParlamentoPB


  Compartilhe por aí: Comente