qui
23
maio
2013

RIBEIRO ESPANHA 1

As novas tecnologias e inovações na construção civil foram o tema da agenda de trabalho do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, no último dia de sua permanência na Espanha. Ele encerrou a sua programação com uma visita aos estandes do Salão Internacional da Construção (Construmat), em Barcelona, que neste ano reuniu 400 expositores de vários países. "Esta é uma oportunidade para conhecer o que tem de mais moderno na indústria da construção civil para avaliar o nosso desempenho com foco na sustentabilidade, bem como conhecer as inovações do setor e as possibilidades de aplicação nas habitações de interesse social", disse o ministro para um grupo de empresários brasileiros que o acompanhou durante a visita.

As indústrias da construção passaram a produzir vários tipos equipamentos dentro dos padrões da sustentabilidade ambiental. Esta questão passou a ser o centro das atenções dos construtores europeus a partir da criação de incentivos da União Européia para projetos sustentáveis, medida que abriu novas perspectivas de crescimento para o setor que vem sofrendo consequências da crise econômica no continente. Um dos reflexos foi a redução do número de estandes na Construmat, que neste ano reuniu 400 expositores enquanto que em outros anos chegaram a 2.500.

Uma das novidades com foco na sustentabilidade em exposição na Construmat até a próxima sexta-feira (24/05) a criação de um cimento de alta tecnologia que se auto-regenera. Isto acontece por meio de aditivos químicos que reagem para regenerar o cimento quando há um inicio de deterioração. Esta nova tecnologia que atraiu a atenção da maioria dos empresários que visitaram o centro de exposições da Construmat, evita o acúmulo de resíduos sólidos e desperdício na obra. A tecnologia permite ainda um elevado nível de modelagem do cimento.

Outra novidade é uma pia para banheiro acoplado a um vaso sanitário. O design arrojado permite armazenar água em um compartimento abaixo da bacia da pia para utiliza-lá no vaso sanitário quando necessário. A água também poderá passar por um processo de tratamento para ser reutilizada, se for o caso.

Ainda para a economia de água foi desenvolvido vaso sanitário com um compartimento transparente abaixo do assento com capacidade para armazenar de dois a quatro litros de água, conforme os padrões europeus. O equipamento poderá ser adaptado às normas brasileiras que determinam a capacidade mínima de 3,5 litros e a máxima de seis litros. Outra vantagem, além da economia de água, é a ganhar o espaço das caixinhas acopladas na parte de trás dos assentos e evitar embutir na parede qualquer equipamento para acionar a descarga, o que é feito por um sensor.

Ainda nos estandes de exposição, o ministro acompanhado pelos empresários brasileiros visitou novas formas acompanhadas de técnicas desenvolvidas para uma fachada dinâmica de um edifício para se adaptar às condições climáticas. O controle é por meio de sensores das edificações. "A tendência mundial é construir de forma sustentável com conforto", disse a secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães, que acompanhou o ministro na viagem à Espanha. Um dos estantes mostrou esta tecnologia capaz de modificar um prédio inteiro para se adaptar às mudanças climáticas, assim como manter a luminosidade durante o dia ou a noite.

No início da tarde, o ministro viajou à Berlim para encontrar autoridades alemãs do setor de saneamento básico e mobilidade urbana. O secretário Nacional de Saneamento do Ministério das Cidades, Osvaldo Garcia, acompanhará o ministro as reuniões e visitas agendadas para acontecer até a próxima sexta-feira.

ASSESSORIA


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br