sex
29
maio
2020

Empaer_ação-Semana do Meio Ambiente

O Governo do Estado vai lembrar a Semana do Meio Ambiente no meio rural com ações pontuais junto às comunidades de produtores, entre segunda-feira (1º) e sexta-feira (5), obedecendo às recomendações sanitárias de enfrentamento do novo coronavírus. Uma ação concreta já está acontecendo em Itabaiana, numa iniciativa entre a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), produtor rural e organização não governamental com o início da recuperação da vegetação de uma área do Rio Paraíba.

O Governo do Estado também assumiu o compromisso de fortalecer a citricultura no Território da Borborema, financiar a produção de mudas de coqueiro anão verde para atender aos produtores da Várzea de Sousa e também investir no extrativismo do umbuzeiro. Para que estas ações se concretizem serão utilizados recursos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza no Estado da Paraíba (Funcep-PB).

No município de Itabaiana, no Vale do Paraíba, orientado pelo técnico Ricardo Farias, especialista em Agroecologia, numa ação coordenada pelo gerente regional Paulo Emílio, o produtor rural Paulo Souto iniciou o reflorestamento de uma área das margens do Rio Paraíba com cerca de duas mil mudas de ipês roxo e rosa, ipês de jardim, craibeira, goiaba, aroeira pimenteira e romã, numa parceira com a organização não governamental Associação de Formação e Incentivo para o Nordeste Karente (Afink), que produz muda e distribui com os produtores.

O coordenador do projeto, Luis Carlos, destacou a importância das parcerias, a exemplo da Empaer em Itabaiana, onde foram distribuídas mudas que, com o acompanhamento dos técnicos, o resultado vai ser proveitoso. As mudas da Afink devem ser utilizadas em projetos de educação ambiental, com vistas a promover arborização urbana (prédios públicos, ruas, avenidas, praças, creches escolas e colégios) e rural (nascentes, margens de rios ou afluentes e reservas), valorizando a biodiversidade brasileira.

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar quando


Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br