qua
17
mar
2021

Mônica Calazans

A primeira vacina aplicada no país foi a enfermeira Mônica Calazans, enfermeira negra. Proporcionalmente, mais negros morrem pela Covid-19 que brancos. Negros são a maioria absoluta de casos e mortes.

Apesar de a primeira dose da vacina contra a Covid-19 ter sido aplicada em uma mulher negra, a enfermeira Mônica Calazans, o Brasil tem duas vezes mais pessoas brancas que negras vacinadas.

À Agência Pública, 3.2 milhões de vacinados se declararam brancos e 1.7 milhão negros. A pesquisa foi feita com base nos dados de 8.5 milhões de vacinados. Segundo os dados mais recentes, em torno de 10 milhões de pessoas foram vacinadas.

A população negra sofre as consequências da Covid-19 mais fortemente. Proporcionalmente, mais negros que brancos morrem pela doença. Negros também são a maioria absoluta de casos e mortes.

“A população negra que chega a mais de 90 anos é menor que a população branca [na mesma faixa etária] porque a expectativa de vida da população negra é menor, tanto pela morte da juventude negra, por causas externas, quanto por todos os outros acometimentos que o racismo impacta, como a forma que se acessa saúde”, analisa a médica Rita Borret, coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) de Saúde da População Negra da Sociedade Brasileira de Medicina da Família e Comunidade.

Brasil 247


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br