sáb
24
abr
2021

Fundac

O trabalho realizado no âmbito da socioeducação levou a Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) a ser contemplada com o projeto Maleta Juventudes, do Canal Futura. A solenidade de entrega do material do projeto às unidades socioeducativas do Estado, aconteceu na quinta-feira (22), e reuniu toda a comunidade socioeducativa por meio de webconferência.

A Maleta Juventudes é um dos projetos do Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, que procura valorizar trajetórias pessoais, projetos de vida e a promoção social das juventudes por meio de parcerias com jovens de todo o país, consultores e o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds).

De acordo com a psicóloga Jenair Alves, coordenadora no Instituto Ekoaie e consultora de implementação do Projeto Maleta Juventudes do Canal Futura, a parceria com a Fundac PB se deu a partir da identificação de Sistemas Socioeducativos de Estados que vêm tentando ampliar suas ações e lidam com os desafios da socioeducação.

“A Maleta Juventudes será um grande instrumento de transformação social para a Fundac. Quero agradecer ao Canal Futura por contemplar o Estado da Paraíba com esse Projeto, como também a Jenair Alves, coordenadora no Instituto Ekoaie, que fez com que a Fundac se colocasse no circuito nacional, em conjunto com outros Estados que estão executando a Maleta Juventudes”, disse Waleska Ramalho, presidente da Fundac.

“A importância da parceria se dá pela possibilidade de que, tanto com o material, quanto com as formações oferecidas pelo Canal Futura, a Fundac poderá potencializar a implementação da sua proposta política pedagógica junto aos adolescentes e jovens inseridos no Sistema Socioeducativo, assim como com suas famílias e comunidades”, explicou a coordenadora no Instituto Ekoaie.

E acrescentou: “O projeto tem como base o Estatuto da Juventude, e não podemos negar que a ausência de direitos para a juventude é uma das matrizes da promoção da violência e do encarceramento. Nesse sentido, dialogar sobre os direitos das juventudes com os jovens que estão no Sistema Socioeducativo é uma forma de fomentar a reflexão sobre seus projetos de vida e inserção social pós cumprimento de medidas”.

Rafael Honorato, coordenador do eixo Educação da Fundac e diretor técnico interino, acredita no projeto e na capacidade que a Fundac tem de executá-lo, por ele ter uma proposta que trabalha com uma linguagem voltada para os jovens, com temas e curiosidades que os envolvem, além de ser um material extremamente dinâmico. “Abraçamos o projeto e contamos com todos os profissionais da Fundac para que ele seja trabalhado da melhor forma”, comentou.

“De forma muito ousada, sem desmerecer os outros Estados, a Paraíba será, no final de 2021, um dos melhores Estados a executar o projeto. É esse compromisso que nós queremos reafirmar”, afirmou Waleska Ramalho, durante a abertura da solenidade do projeto Maleta Juventudes, na Semiliberdade.

Para Nilton Santos, coordenador do eixo Esporte, Cultura e Lazer da Fundac, o Maleta Juventudes é uma imensa contribuição pedagógica que dialoga com a política pública de juventude do Estado, e atende as discussões de atuação da Instituição no que diz respeito a uma nova tomada de consciência e atitude por parte dos socioeducandos. “Os temas que o Projeto trabalha, oferecem para o eixo de esporte e cultura um importante instrumento de transformação social por meio de debates, exibições de filmes e produções textuais”, pontuou.

“Agradecemos à coordenação da Fundac que se preocupa em trazer esse tipo de projeto para dar um propósito de vida melhor para a gente que está privado de liberdade. Agradeço ainda por todas as oportunidades que fazem a gente mudar de pensamento para podermos sair daqui com a mente melhorada. A Escola também está de parabéns por que, mesmo durante essa pandemia, está se disponibilizando a dar aula para a gente. Que esse projeto venha para melhorar cada dia mais as Unidades”, falou um socioeducando do Centro Socioeducativo Edson Mota – CSE.

Ao final da solenidade, a presidente da Fundac agradeceu a toda a rede de apoio à criança e ao adolescente, como também a todos que fazem a socioeducação do Estado, lembrando o que diz o paradigma do desenvolvimento humano: “Que toda pessoa que nasce tenha o direito de desenvolver as suas potencialidades. No entanto, para que possamos desenvolver essas potencialidades, dependemos de duas coisas: oportunidade e escolhas”.

“A grande diferença entre oportunidades e escolhas é que tenhamos pessoas que estejam ao nosso lado para ensinar, oportunizar, e orientar para que todos possam fazer a suas escolhas. Nós temos a responsabilidade de ajudar cada adolescente a fazer suas escolhas. Esse projeto vem materializar o que o paradigma nos traz. Estaremos sempre juntos para executar de forma brilhante o Maleta Juventudes”, concluiu Waleska Ramalho.

Secom/PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br