sex
03
set
2021

Flora Santos

O Cearte em Casa retorna para sua última temporada em 2021 no dia 8 de setembro, em live realizada por meio do perfil do Instagram @ceartepb, a partir das 20h. A primeira convidada dessa nova edição é a artista visual Flora Santos, e o tema da conversa será “Do outro lado do muro: o graffiti como profissão”, sobre a arte dos grafiteiros profissionais na Paraíba. A ação é promovida pelo Centro Estadual de Arte (Cearte-PB) e visa ampliar o diálogo entre agentes da cultura paraibana e o público em geral. A mediação é do ator e professor do Cearte Odécio Antonio.

Repaginado, o Cearte em Casa volta com novidades. “Diminuímos o número de lives, de 15 para sete e aumentamos o tempo de bate-papo, de 30 para 50 minutos”, explica Odécio Antonio, que, além de mediar os bate-papos, também coordena a ação. Ele adianta ainda que nessa temporada, apesar do nome seguir o mesmo, nem todas as lives vão acontecer de casa.

“A grande novidade é que vamos ter nessa edição duas lives, das sete dessa temporada, que vão acontecer na escola, no Centro Estadual de Arte, lá no Thomas Mindelo (prédio que é patrimônio histórico e sede do Cearte-PB). A gente quer apresentar a escola pra quem nunca viu. Durante esse período dos minicursos EAD, temos um número grande de alunos que não são da cidade de João Pessoa, e muitas vezes nem conheciam o Cearte, e já são parte da nossa comunidade escolar. Também pra quem já conhece matar a saudade”, detalhou Odécio.

Cearte em Casa – O projeto surgiu durante o período de quarentena na pandemia, em 2020, diante da imposição de estar em casa para conter a disseminação da Covid-19. A partir daí, a proposta de lives com figuras do Cearte para divulgar ações da escola, e com artistas e profissionais da arte da Paraíba, se consolidou e foram realizadas três temporadas com 15 encontros virtuais.

Nomes como o ator Daniel Porpino, o cineasta Marcus Vilar, o músico Elon Damaceno e a atriz Suzy Lopes estiveram entre os convidados das temporadas anteriores, além de figuras que representam o trabalho do Cearte, como a diretora Laura Moreno, que foi convidada na primeira e na última live das duas primeiras edições. 

“Foi uma iniciativa para manter o vínculo (entre a escola e a comunidade) e de apresentar de outra forma e para outros públicos o que propõe o Cearte. Queremos sempre estimular, fomentar, manter a conversa sobre Arte, é com diálogo que se faz educação. Quando tivemos que ficar em casa, tomamos a iniciativa de abrir as portas do Cearte de forma virtual e convidamos os professores para que eles pudessem se apresentar enquanto artistas e educadores” pontuou Laura Moreno sobre a criação do projeto.

Odécio Antonio, mediador das lives e coordenador do Cearte em Casa, complementa: “É um lugar de comunicação entre sociedade, comunidade do Cearte e os professores”, define ele. “Foi também uma forma de os professores e membros da equipe do Cearte terem mais acesso às ferramentas digitais, com experiência em criar e participar de uma live, por exemplo”, completou.

Convidados da nova temporada – Na última edição do Cearte em Casa de 2021, os convidados para as lives têm perfil diversificado: pessoas das artes visuais, do audiovisual, da música, da arte performática, além de alunos do Cearte e integrantes de cooperativa de empreendedorismo solidário.

A artista visual Flora Dias irá abrir temporada, dia 8 de setembro; no dia 22 serão os integrantes da cooperativa Ecosol.pb, que falarão sobre a parceria com o Cearte através do artesanato por meio de itens recicláveis; em 22 de outubro quem participa são estudantes do Cearte que compartilharão suas experiências nos cursos da instituição como forma de promover o 4º ciclo de matrículas nos minicursos EAD; 13 de outubro a artista performática Yasmin Formiga bate-papo com Odécio sobre as performances e intervenções urbanas que realiza; a cineasta Ana Isaura participa da conversa do dia 3 de novembro; a penúltima live será no dia 17 de novembro com o artista plástico Dyógenes Chaves; encerrando a edição, o músico do movimento icônico Jaguaribe Carne, Paulo Ró, dia 1 de dezembro.

Sobre a escolha das figuras convidadas dessa última temporada do projeto em 2021, Odécio Antonio detalha o processo, ressaltando que o Cearte em Casa foi se expandido e ampliando o escopo ao longo das edições. “Buscamos a pluralidade, a diversidade de convidados e temáticas abordadas, mas buscamos também tentar abranger todas as áreas das artes. Diferente do Sarau Poético (outra ação do Cearte-PB), que é voltado para literatura, o Cearte em Casa quer abranger todas as áreas de linguagens artísticas. Ele foi se expandindo: primeiro como um projeto para apresentar os professores da escola e suas ações para a comunidade, na primeira temporada. Na segunda, com artistas ligados à pedagogia; na terceira para artistas com representatividade no cenário paraibano. Nessa quarta, queremos não só falar com artistas, mas com outros agentes que se envolvem no processo criativo da cadeia produtiva da arte, como os membros da cooperativa Ecosol.pb, por exemplo”, pontuou ele.

Nas três primeiras temporadas, o Cearte em Casa promoveu 45 lives e terá mais sete na quarta, totalizando 52. Para Odécio, a última edição deste ano “volta para suas origens de apresentação da escola através da rede social Instagram e de ampliação do leque de inclusão de debates e temáticas”.

As lives são conduzidas de forma descontraída, como um bate-papo que aborda as questões com leveza, combinando informações com doses de entretenimento. “O público pode esperar entusiasmo, bom humor e muita informação!”, destacou Odécio.

Para participar, basta ir no perfil do Cearte no Instagram (@ceartepb) ou acessar o link: https://www.instagram.com/ceartepb/.

SERVIÇO:

Cearte em Casa

Data: 1ª live da temporada no dia 8 de setembro

Endereço eletrônico: https://www.instagram.com/ceartepb/

Instagram: @ceartepb

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br