sáb
30
out
2021

Programa Cidadão

Com o objetivo de levar ações de cidadania à população de seis municípios, a caravana itinerante do Programa Cidadão esteve ao longo dessa semana nas cidades de Damião, Baraúna, São Vicente do Seridó, Cubati, Nova Palmeira, e neste sábado (30) visita o município de Pedra Lavrada. O programa é executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh).

O secretário de Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, acompanhou, nessa sexta-feira (29), em Nova Palmeira, o trabalho da equipe do Programa Cidadão. Na oportunidade foram disponibilizados os serviços de emissão de Registro Geral (RG) e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digitais; Cadastro de Pessoa Física (CPF), fotos 3×4 e Atestado de Antecedentes Criminal.

Tibério Limeira destacou o empenho do Governo em atender às solicitações dos municípios. “Estamos trabalhando para levar cidadania para as pessoas. Quero agradecer e parabenizar o prefeito pela gestão e parceria, afirmar da alegria em reafirmar que tudo que estiver dentro da nossa possibilidade, estaremos realizando. O Programa Cidadão não é apenas de acesso à documentação, acessar a documentação básica é acessar todos os direitos. A gente só dá entrada nos programas sociais, se inscreve em concursos públicos, qualquer serviço seja no serviço público ou iniciativa privada, se tiver documentação básica, e é isso que estamos garantindo”, ressaltou.

O secretário do Desenvolvimento Humano aproveitou para conhecer o trabalho do Centro de Educação Popular (Cenep), que desenvolve um trabalho de leitura para crianças, que é referência nacional; o centro de práticas integrativas; as obras do prédio onde funcionará uma Instituição de Longa Permanência (ILP), que está sendo construída em parceria com o Governo do Estado, por meio de recursos do Funcep; e a Comunidade Quilombola Serra do Abreu, onde existe produção de doces pelas mulheres em processo coletivo.

O prefeito de Nova Palmeira, Ailton Gomes de Medeiros, destacou a importância da ação do Programa Cidadão em sua cidade. “Esse programa é de importância muito grande, porque tem muita gente que não tem condições de pagar para tirar uma identidade, a primeira via a gratuita, já a segunda via tem que pagar. Isso é uma grande ajuda que o Governo manda para o município, para emitir diversos documentos, e nós só temos que agradecer”, afirmou.

O deputado Buba Germano, que acompanhou o secretário Tibério Limeira nas visitas, avaliou a ação do Governo no município de maneira bastante positiva. “O secretário vem em nome do Governo com cidadania, segundo visitar ações que estão em curso do próprio Governo do Estado, convênio com a Casa do Idoso, por exemplo, onde está tramitando na Secretaria a destinação de recursos para conclusão”, disse.

A dona de casa Eliana dos Santos Borges, casada, mãe de dois filhos, foi uma das beneficiadas com as ações levadas pelo Programa Cidadão à Nova Palmeira. “Esses serviços são de extrema importância, porque através deles se consegue resolver muitas coisas. Sem eles, teríamos que recorrer a outros locais, em outros municípios”, comemorou.

O Programa retomou suas atividades nos municípios no último mês de março e realizou, até setembro, 78 ações itinerantes, em 54 municípios paraibanos, com um total de 69.517 mil atendimentos prestados à população. Enquanto que no Posto Fixo, localizado na Fundação Espaço Cultural (Funesc), em João Pessoa, foram realizados 77.064 mil atendimentos.

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar quando


Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br