sex
12
nov
2021

Débora Suellen

A estudante Débora Suellen Gomes de Lucena, aluna do segundo ano da ECI Lyceu Paraibano, em João Pessoa, conquistou uma medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira. Débora atingiu a nota máxima em uma prova que foi aplicada em todo o Brasil. Agora, a estudante disputará a etapa final da Olimpíada.

O professor da ECI Lyceu Paraibano, Gusthavo Roque Santos Queiroz, foi um dos responsáveis pela preparação da estudante Débora e explicou sobre como funcionou a Olimpíada: “A OBA acontece em fase única, onde todos os estudantes inscritos realizam uma prova on-line ao mesmo tempo. Essa prova aborda as disciplinas de Matemática, Física e Astronomia, como o conhecimento de constelações, estrelas e planetas. Todos os estudantes que foram medalhistas de ouro, prata e bronze farão uma nova prova, onde 200 alunos serão selecionados para participar de um treinamento promovido pela Sociedade Astronômica Brasileira, em São Paulo”.

Comemorando o seu desempenho, Débora comentou sobre a paixão pela Astronomia: “Essa é uma área que eu considero fascinante. Conheci a OBA no oitavo ano e venho participando desde então. É uma experiência incrível, o céu é fantástico e temos muito a aprender com ele. Eu já vinha me preparando há um tempo, então já estava familiarizada com os conteúdos”.

O professor Gusthavo Roque lembrou da importância de promover o conhecimento astronômico nas escolas e do interesse dos estudantes em temas como este. “Nós sabemos do interesse dos alunos por áreas não comuns. Sempre que fazem a árvore dos sonhos aqui na escola, existe pelo menos um ou dois alunos que falam sobre seguir a carreira de astronomia, matemática ou física. Então é importante promover essas ações justamente pelo interesse dos alunos”, comentou o professor.

OBA – A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é um evento nacional realizado nas escolas brasileiras previamente cadastradas e ocorre desde 1998 pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). A partir de 2005 a Agência Espacial Brasileira (AEB) também passou a participar da organização e a olimpíada se tornou Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar quando


Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br