ter
21
dez
2021

concurso literário

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT-PB), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq/PB), divulgou nesta terça-feira (21), no site https://pbeduca.see.pb.gov.br/, o resultado do concurso literário “Zé Lins, um paraibano como eu”, realizado pela II Festa Literária da Rede Estadual (II Flirede). O concurso selecionou 80 textos, entre crônicas e poesias, de estudantes de todas as etapas de ensino, que irão ser publicados em livro.

Lançada em setembro, o objetivo da segunda edição da Festa é garantir a inovação pedagógica por meio de implementação de ações de incentivo à leitura e escrita literária para alunos da Rede Estadual de Ensino. Para tal, contou com a formação de professores de Língua Portuguesa que estão em sala de aula no Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio de oficinas de ‘Projeto de Incentivo à Leitura Literária nas escolas’ e de ‘Leitura e Escrita Criativa – Poesia e Prosa’ e dos professores readaptados em exercício nas bibliotecas escolares.

A partir das oficinas, os professores orientaram os alunos em sala de aula para que produzissem textos literários, em prosa e poesia, e concorressem no concurso, e concomitantemente incentivaram a leitura, especialmente de obras de José Lins do Rego, homenageado pela Festa em consonância com as ações alusivas ao ‘Ano Cultural José Lins do Rego’.

O concurso contou com três etapas: escolar, regional e estadual. Ao final foram selecionados 80 textos, entre crônicas e poesias, de estudantes de todas as etapas de ensino, das 14 Gerências Regionais de Educação (GREs). A premiação será a publicação de um livro com os textos selecionados, a serem distribuídos para todas as bibliotecas de escolas da Rede.

Para o secretário de Estado da Educação, Claudio Furtado, “foi emocionante ler as produções dos nossos alunos e a ponte que fizeram entre suas experiências e as obras de José Lins, desde as crianças do ensino fundamental aos mais maduros, da EJA. Confesso que fiquei impressionado com a qualidade literária dos textos. Muito bom saber que alcançamos o objetivo de incentivar a leitura nos nossos estudantes, ainda mais de obras de José Lins do Rêgo, e revelar novos escritores”.

As ações seguem até março de 2022, com o lançamento e distribuição do livro, além de acompanhamento de planos de ações para as bibliotecas desenvolvidos pelos professores readaptados.

A Flirede – A Festa Literária da Rede Estadual de Ensino foi criada em 2019 e instituída por meio do Decreto nº 40.002/2020, com o objetivo de incentivar a leitura literária nas escolas pertencentes à Rede Estadual de Ensino, fortalecendo os vínculos culturais e afetivos com a produção literária local.

O Decreto estabelece ainda que a Flirede deverá acontecer sempre durante o mês de outubro, fazendo alusão ao “Dia Nacional do Livro”, consagrado pela Lei nº 5.191, de 13 de dezembro de 1966. A II Flirede teve como tema o ‘Ano Cultural José Lins do Rego’, instituído pelo Decreto nº 41.233/2021, em homenagem aos 120 anos de nascimento do escritor paraibano e aos 90 anos da obra ‘Menino de Engenho’.

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br