sáb
26
fev
2022

Mês da Mulher

A Fundação Espaço Cultural (Funesc) e a Secretaria da Mulher e Diversidade Humana (SEMDH) lançaram esta semana a programação do Mês da Mulher na Paraíba. Além de espetáculos, sessão de filmes e shows com a presença de artistas mulheres, o calendário contempla ainda a promoção de cinco ações formativas em audiovisual, que serão promovidas em quatro cidades do estado: João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras. As inscrições podem ser feitas gratuitamente através do site da Funesc (neste link) e seguem até o dia 08 de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher.

A primeira ação formativa, intitulada ‘O som no cinema possível’ e ministrada por Janaína Lacerda, acontece nos dias 07 e 08 de março, na cidade de Patos, em parceria com a Fundação Ernani Satyro. Nos dias 09 e 10 é a vez de Campina Grande receber ‘As etapas da produção audiovisual’, com Lunara Vasconcelos. Nos dias 21 e 22, o público de João Pessoa poderá acompanhar a ação formativa mediada por Bruna Dias, que abordará o tema ‘Fotografia still para cinema: o que se vê e o que se quer fazer sentir’. Fechando o mês, nos dias 30 e 31 acontecem duas atividades, simultaneamente. Na capital, Cristiane Fragoso ministrará a ‘Continuidade para cinema’, e em Cajazeiras, Juliana Crelier mediará a ação sobre ‘Introdução à produção audiovisual’.

Conheça as mediadoras:
Janaína Lacerda – Formada em Cinema e Audiovisual pela UFPB, captou o som direto em vários filmes paraibanos, pernambucanos e cearenses. Atua também como microfonista e assistente de som direto. Além disso, roteirizou e dirigiu alguns curta-metragens nos últimos anos.

Lunara Vasconcelos – Sócia, desde 2015, na empresa inCinerado Filmes, atuando como produtora executiva. Diretora em Arte e Mídia pela UFCG (2010) e especialista em Produção e Crítica Cultural pela PUC Minas (2011). Como produtora audiovisual atuou na videoarte Tropel (Helton Paulino, 2017) instalada no Sesi Museu Digital de Campina Grande e em curtas-metragens como: Deus Não Acredita em Máquinas (Ely Marques, 2019), Um Brinde (João Vigo, 2016), O Desejo do Morto (Ramon Porto Mota, 2013) e Ato Institucional (Helton Paulino, 2012) todos premiados em festivais de cinema nacionais. Ministra o módulo de Formatação de Projetos Audiovisuais na especialização de Produção em Cinema e Audiovisual da Unicorp Faculdades. Trabalha ainda como fotógrafa e videomaker de parto.

Bruna Dias – Bruma nasceu em 1989, na cidade de Pombal, sertão da Paraíba. Atua/estuda/aprende/transforma nas artes desde 2017. Como caminho artístico e político, sua pesquisa revela os atravessamentos entre o seu ser e estar no mundo: os conflitos, lutas e questionamentos de uma mulher-preta-nordestina, que transbordam na observação da sociedade, de sentimentos e comportamentos, para a partir deles se saber existindo, resistindo, e sendo alguém para si e para os seus. Os suportes com os quais trabalha e produz suas obras são imagem e palavra: foto, vídeo, poesia, costura, luta, afeto e movimento.

Juliana Crelier – Formada em Ciências Sociais na PUC-SP e Mestre em Antropologia pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba), atua na área de produção e elaboração de projetos culturais, desenvolvimento de roteiros e argumentos para obras audiovisuais documentais. Trabalhou como professora e coordenadora nas ONGs Instituto Criar de Tv, Cinema e Novas Mídias (São Paulo-SP) e Instituto Querô (Santos-SP), que atuam na capacitação de jovens para o mercado de trabalho audiovisual. Possui também formação em Gestão Cultural pelo Curso de Extensão para Formação de Gestores Culturais da Paraíba na modalidade EAD e presencial (João Pessoa – PB).

Cristiane Fragoso – Cineasta paraibana graduada pela Universidade Estácio de Sá/RJ. É Roteirista, Diretora, Assistente de Direção e Continuísta. Já trabalhou em cerca de 40 produções audiovisuais e ministrou oficinas para várias instituições como o Sesc, o Minc, a UFBA, o IFRN e a Funjope.

Serviço:
Ação formativa: O Som no cinema possível (20 vagas)
Mediadora: Janaína Lacerda
Local: Funes (Patos)
Data: 07/03 e 08/03, 18h às 21h
Ação formativa: As etapas da produção audiovisual (30 vagas)
Mediadora: Lunara Vasconcelos
Local: Cine-Teatro São José (Campina Grande)
Data: 9 e 10 de março, 18h às 21h
Ação formativa: Fotografia still para cinema: o que se vê e o que se quer fazer sentir (12 vagas)
Mediadora: Bruna Dias
Local: Espaço Cultural (João Pessoa)
Data: 21/03 e 22/03, 18h às 21h
Ação formativa: O que é produção audiovisual (30 vagas)
Mediadora: Juliana Crelier
Local: Teatro Íracles Brocos Pires, ICA (Cajazeiras)
Data: 30/03 e 31/03, 18h às21h
Ação formativa: Continuidade para cinema (30 vagas)
Mediadora: Cristiane Fragoso
Local: Espaço cultural (João Pessoa)
Data: 30 e 31, 18h às 21h
Inscrições em: https://forms.gle/sT5CvMd3q51zz9TPA – até o dia 08 de março

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br