seg
28
fev
2022

ESP-PB

O final do mês de fevereiro e início do mês de março de 2022 marcam a formatura de mais de 50 residentes dos Programas de Residências da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), que, na noite da quinta-feira (24), realizou a cerimônia de conclusão e descerramento das placas. A solenidade aconteceu no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB) e contou com a participação de autoridades, gestores de saúde, servidores da ESP-PB, além dos profissionais residentes formados.

De acordo com o secretário executivo de Gestão de Redes de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, trata-se de um momento importante, não somente de celebração, mas de compreensão de que o Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado da Paraíba estará cada vez mais forte recebendo pessoas preparadas para cuidar cada vez melhor das paraibanas e paraibanos.

“O SUS tem uma tarefa muito importante, pois é o maior aparelho formador de capacidades humanas em saúde do Sul global. A Paraíba organiza um programa de Residências Médicas, Uni e Multiprofissionais, com vagas em todo o Estado, fortalecendo o serviço e formação não somente na capital, mas, especialmente, no interior e com especialidades de alto interesse de apoio e garantias ao bem-estar e saúde da população, como Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade e Pediatria”, pontuou Beltrammi.

O diretor geral da ESP-PB, Felipe Proenço, destacou que foram formados profissionais em diversas especialidades e categorias profissionais e que receberam uma formação qualificada e voltada para a atuação no SUS.

“Essa é uma característica dos Programas de Residências, conferir a melhor formação em serviço para aqueles profissionais que já concluíram a graduação, vivenciando a realidade do serviço de saúde e contribuindo para o desenvolvimento e a qualificação desses serviços. E, com a expansão dos Programas, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) e a ESP-PB estimulam os profissionais e especialista a seguirem a prática profissional no SUS da Paraíba”, declarou Felipe Proenço.

Igor Vasconcelos, natural de Recife, é um dos médicos concluintes da Residência de Anestesiologia. Ele relatou que foram três anos intensos e celebra o desfecho da especialização. “No começo foi mais difícil porque precisei me adaptar à rotina em uma nova cidade. Mas, graças ao acolhimento dos staffs e preceptores, seja com a passagem de conteúdo, conhecimentos práticos, a experiência na Residência foi enriquecedora. Aos poucos, a cada mês, fui vendo a minha evolução dentro da especialização e ficando com uma visão mais detalhista de todo o processo. Hoje consigo enxergar a importância de toda essa trajetória e me considero um médico mais experiente, capaz e seguro das minhas condutas. Devo tudo aos médicos que estavam ali do lado me apoiando”, comemorou.

Intensidade, também, na vivência da nutricionista Maria Paula. Ela é uma das formadas no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança. “Foram dois anos muito intensos, de muito aprendizado. Eu, com certeza, sou uma nova profissional e só tenho a agradecer a todos os meus colegas, preceptores, minha tutora, à coordenação. Nesse encerramento, a palavra é gratidão”, afirmou ela.

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br