seg
28
fev
2022

Flávia Bittencourt

A cantora e compositora maranhense Flávia Bittencourt faz show, neste sábado (5), em João Pessoa, abrindo o Mês da Mulher, série de ações resultado da parceria entre a Fundação Espaço Cultural e a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba. Exposições, oficinas, espetáculos, mostra de filmes franceses e apresentações musicais integram a programação até 31 de março, na Capital, Campina Grande, Cabedelo, Patos e Cajazeiras.

O show de Flávia Bittencourt será às 20h, com músicas autorais que marcam a trajetória da artista, como ‘Taxi Lunar’, ‘Côco’, ‘Leve’, ‘Vazio’, ‘Por causa de você’, ‘Ave de arribação’ e ‘Burning down the house’. Ainda na área musical, a programação inclui shows de Luana Flores, no dia 12, em Campina Grande; Flaira Ferro, no dia 19, em Cajazeiras e Cátia de França, no dia 26, em João Pessoa.

“Estou muito empolgada. Não vejo a hora de chegar o dia do show. Sempre quis levar o meu trabalho para a Paraíba e espero que a gente consiga demonstrar um pouco da nossa força do Nordeste, através de uma representante feminina”, comentou a cantora e compositora.

A maranhense destacou a importância da força da voz feminina do Nordeste na música brasileira. Conforme ela, são muitas as cantoras, compositoras e instrumentistas da Região que brilham na cena nacional. “São mulheres fortes. Mulheres da cena contemporânea e também como Anastácia e Marinês, que são referências como artistas e como mulheres”.

Flávia Bittencourt – Nascida em São Luís do Maranhão, Flávia é cantora, compositora e atriz. Após lançar o álbum ‘Sentido’, seguido de ‘Todo Domingos’ (uma homenagem à obra de Dominguinhos), ‘No Movimento’ e o DVD ‘Leve’ e o seu quinto trabalho, o ‘Eletrobatuque’, gravado em 2018 com direção de Renato Falcão (responsável pela direção de fotografia de animações como ‘A Era do Gelo’, ‘O Touro Ferdinando’ e ‘Peanuts – O filme’), a artista vem laçando alguns singles como ‘Orbinya Beat’, ‘Por causa de você’ e ‘Burning down the house’.

No carnaval de 2021, a artista lançou uma releitura de um clássico da música maranhense, ‘Sereia’, composta por Carlos Gomes/Escrete/Niceas Dumont, que tem a produção de Felipe Tauil e da própria artista, além da sanfona de Rui Mário e mixagem/masterização do Estúdio Ômega (Portugal).

Flávia Bittencourt é uma das cantoras, compositoras e atrizes emergentes mais elogiadas do Brasil e continua sendo uma artista independente com um forte senso de identidade. A artista já dividiu palco com artistas com Luiz Melodia, Alcione, Geraldo Azevedo, Dominguinhos, Época de Ouro e Vanessa da Mata.

Seu CD de estreia, ‘Sentido’, em 2005, teve a música ‘Terra de Noel’ incluída na trilha-sonora da novela ‘América’, da TV Globo. Foi lançado em várias cidades do Brasil e na Europa, passando por França (Paris, Toulouse, Nice, Toulon e Marseille), Portugal, Itália (Roma), Bélgica (Bruxelas) e Estados Unidos. Com esse CD ela foi pré-selecionada para o Grammy Latino e para o Prêmio Tim de música.

Flávia Bittencourt iniciou a carreira na adolescência, influenciada por cantores e compositores como Dominguinhos, Lenine, Elizeth Cardoso, Beatles e manifestações culturais do Maranhão como bumba-meu-boi, tambor de crioula, bloco tradicional. Em 2007, participou do projeto Samba Novo (Som Livre), que contou com a participação dos novos nomes da MPB.

A artista gravou seu segundo CD em 2010, “Todo Domingos”, dedicado ao cancioneiro de Dominguinhos, que também participa do mesmo, a turnê desse trabalho contou com shows em diversas cidades brasileiras, além da turnê internacional nas cidades de Barcelona, Madri, Varsóvia e Birmingham. Em julho de 2011, apresentou-se em Luanda Luanda, Angola, ao lado da Orquestra do Rio de Janeiro.

Nos 400 anos da cidade de São Luís, Flávia Bittencourt participou junto à Orquestra Sinfônica Brasileira de grande festa de comemoração da cidade, no ano de 2012. O DVD “Leve” marca os 10 anos de carreira da cantora. Gravado no Teatro Arthur Azevedo em setembro de 2014, em São Luís do Maranhão, o DVD tem participações de Luiz Melodia, Alcione, Antúlio Madureira e do bloco tradicional Os Feras.

Flávia ainda participa com Natália Timberg do projeto Mulheres de Palavra, projeto que proporciona poesia e música ao público. O evento busca mostrar a presença da mulher na literatura, a construção e a desconstrução do feminino através da poesia e prosa e ainda músicas em homenagem ao universo feminino.

Lançou o musical ‘Mulher’ ao lado da bailarina Ana Botafogo, em que prestam homenagem às mulheres que marcaram história na literatura, música, política e, de modo geral, na sociedade brasileira. As duas artistas em cena, homenageiam mulheres como Princesa Isabel, Chiquinha Gonzaga, Zuzu Angel, Maria da Penha e Bibi Ferreira, através de músicas autorais da cantora e da dança de Ana Botafogo, tudo isso unido a muita interpretação teatral das duas artistas.

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br