dom
13
mar
2022

Mostra Matriz

Começa neste domingo (13), em Campina Grande, e se estende até o dia 29 de março, a 5ª Mostra Matriz de Artes Cênicas. O espetáculo de abertura é ‘Margarida Viva’, da Cia. Mangaio, que será apresentado às 20h, no Cine-Teatro São José. Na segunda-feira (14), o mesmo palco recebe, às 15h30, a peça ‘Maternidade Palhaçal’. A entrada é gratuita e a bilheteria abre uma hora antes das apresentações para retirada de ingressos.

‘Margarida Viva’ é um apanhado da história de vida e da luta sindical de Margarida Maria Alves, adaptado para o teatro. Para chegar ao texto do espetáculo, o grupo pesquisou em livros, documentos, filmes e trabalhos acadêmicos, além de entrevistas com familiares que residem na cidade de Alagoa Grande. A casa onde a personagem morou, que atualmente é um Memorial, foi a maior fonte de inspiração para a peça, devido a carga emocional que o lugar transmite. Mais que uma homenagem, a peça reforça a luta e as conquistas de uma mulher do povo, semianalfabeta, determinada e convicta da importância de seu papel na luta sindical dos trabalhadores rurais.

Na segunda-feira, é a vez do público infantil curtir as atrapalhadas de uma ‘Maternidade Palhaçal’. O espetáculo conta, de forma divertida, a história de uma mãe nada convencional chamada Batalhão, que tem na palhaça Lupita sua ‘rede de apoio’. Tudo que ela queria era ensinar à filha Sapeca tudo o que sabe, mas a criança é muito espontânea e curiosa. Talvez os ensinamentos dessa mãe não sejam apreendidos da forma como ela planeja, mas ela insiste e resta ao público acompanhar para ver no que isso tudo vai dar.

Os espetáculos da Mostra Matriz foram selecionados por meio de edital, incluindo apresentações em João Pessoa, Cajazeiras e Cabedelo. A mostra faz parte da programação do Mês das Mulheres, desenvolvida por meio de parceria da Funesc com a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana. A programação pode ser conferida ao final desta matéria.

Sinopses da Mostra Matriz

‘Trovoada Vem Aí’ (circo) – Não sabe de onde vem, nem para onde vai. Mas vai, com a certeza que chega onde tem que chegar. No meio de um grande delírio cômico ela se utilizará do seu método desenvolvido para guardar memórias. E assim, preservar o que se foi. E tem um dom! Ela vira aranha.

Mídriase: Uma performance sobre sexo e morte (dança) – A ausência de oxigenação no corpo promove a dilatação das pupilas: midríase. Nessa performance a artista trabalha com a polaridade desse acontecimento no corpo, pensando a excitação sexual e morte. No iníciofim constante que é a vida, o corpo se dilata para permanecer, e dilatar-se é mover-se. Duração: 35 minutos. Classificação indicativa: 16 anos. OBS: A performance apresenta conteúdo de incitação sexual e nudez parcial. Ficha Técnica – Direção artística e coreografia: Joyce Barbosa | Produção: Lília Maranhão | Fotografia: Daniel Lorenzo | Captação e edição: Thercles Silva | Edição de teaser: Moviola | Iluminação e desenho de luz: Fabiano Diniz.

Experimento Pina nº50 (dança) – Os Experimentos partem do que se chama de “dança de legitimação”. Funcionam com o propósito artístico de revelar, através de processos de citação artística da dança, – especificamente da coreógrafa alemã Pina Bausch -, o que legitima o “fazer artístico” de um grupo cujas referências sociais se dão pelo caminho do colonizador, mas por intermédio do olhar colonizado. Duração: 30 minutos | Classificação indicativa: Livre | Ficha Técnica -  Direção artística: Paralelo Cia de Dança | Bailarinas: Joyce Barbosa, Lília Maranhão, Vanessa Queiroga, Nídia Barbosa | Fotografia: Rafael Passos| Cabelo e maquilagem: Paralelo Cia. De Dança.

Elas Em Mim (teatro) – A atriz Mayara Santos traz o grito silencioso de muitos. Como menina de pele preta, propõe a partir do canto, do corpo e de uma coletânea de textos, a reflexão acerca dos preconceitos e prejuízos existentes no dia a dia de pretos e pretas no Brasil. Diante de sua ancestralidade, inicia uma busca pelo entendimento real das desigualdades e sofrimentos que ocorrem com as suas e os seus. Exaltando sua negritude e o belo de sua cultura, apresenta-se de mãos dadas com sua fé e com seus ancestrais, trazendo ‘Elas’ para o palco.

Parahyba Rio Mulher (teatro) – A performance Parahyba Rio Mulher se dedica a recontar o episódio da mudança de nome da Cidade de Parahyba, no seio da Revolução de 1930, a partir da história de Anayde Beiriz, protagonista do episódio que alterou os rumos da história da Paraíba e do Brasil, e sua relação com os fatos que levaram a capital do Estado a se chamar João Pessoa. À trajetória de Anayde, conectam-se histórias de mulheres de ontem e de hoje, da Paraíba, do Brasil e do mundo, e, assim, desdobram-se ritos que desenham suas rotas. 

Devaneio (teatro) – O texto traz lembranças de histórias familiares e foi escrito pela própria atriz Eulina Barbosa. Para dar vida à personagem Dalva ela contou com o experiente diretor paraibano José Maciel, que também é ator e um dos fundadores da Cia Oxente. A realização é da Braúnas Produções Culturais. Baseado em histórias familiares, ‘Devaneio’ faz questionar, refletir e vai despertando no ser humano as relações e as experiências vividas. Dalva é uma mulher sonhadora. As experiências vividas por ela reacendem a esperança de reencontrar seu amor. A personagem devaneia para fugir da realidade que a rodeia e o tom poético da encenação vai encontrando as conexões e simbologias teatrais.

Girandei (teatro) – Catarina e Benedita revivem através de contos, brincadeiras e cantigas de roda a magia da infância. Elas cantam, contam e encantam! Um espetáculo para todas as idades. Girandei é um espetáculo de teatro que acontece em espaços múltiplos, indo da rua aos palcos convencionais passando pelas salas de aula e pátios escolares, envolvendo os espectadores pela magia do espetáculo teatral. Ficha técnica – Direção: Everaldo Vasconcelos |Elenco: Margarida Santos, Mônica Macêdo e Emmanuel Vasconcelos (Músico) |Técnico, operador de luz e produtor: Jamil Richene.

Eternamente Bibi (teatro) – Resgatando a arte do transformismo a atriz Letícia Rodrigues em sua inquietação e através de estudos não pensou duas vezes ao receber a proposta do Geraldo Fidelis (Mineiro) autor do espetáculo, Eternamente Bibi para prestar essa homenagem a dama de todos os palcos às canções de amor que marcaram a vida da Bibi Ferreira passando por Gota d’água,  Amália Rodrigues , Maysa Monjardim,  Sinatra , Edith Piaf.

As Nove Luas de Cambará (teatro) – A seca no Nordeste, entidade atemporal, emerge na cena como uma metáfora, irradiada pelos afetos, trajetos, encontros, vivências, com as rodas e os fazedores da cultura popular, resultando na construção de narrativas simbólicas, em que a atriz veste diversos personagens do imaginário popular, acordando mitologias de um Sertão longínquo que é aqui e agora. Lua, a Assombração das Encruzilhadas de Terra, vem nas noites sem lua assombrar as paragens, escavar os caminhos, ao mesmo tempo em que vai relembrando sua história, cavoucando memórias que tocam mitos arcaicos e feridas atuais. | Ficha técnica – Direção, dramaturgia e atuação de Larissa Santana | Figurino: Elisabete Santana | Adereços: Elisabete Santana e Larissa Santana | Plano de iluminação: Anderson Bonato | Iluminação: Henrique de Castro | Captação de imagens: Rita Cássia | Vídeoarte: Rodolfo Ventura | Som e projeção de vídeo: Lucas Lobianco | Arte gráfica: Larissa Santana.

Travessia (teatro) – Uma mulher em crise recebe um chamado: realizar uma travessia da qual jamais retornará. Sem saber exatamente o que encontrará na margem oposta, sente-se “perdida como uma criança no meio da multidão”, mas ainda assim lança-se ao risco. Quem a incita a este desafio é tão somente ela mesma, sua intuição mais profunda. Assim, adentra este rio de incertezas, abre o seu baú de memórias a fim de encontrar-se cara a cara com suas culpas, suas dores, seus medos e seus sonhos perdidos no tempo. Ficha técnica -  Grupo Graxa de Teatro | Produção:  Cely Farias e Kassandra Brandão | Atriz: Kassandra Brandão | Direção: Cely Farias | Dramaturgia: Kassandra Brandão | Colaboração dramatúrgica:  Joht Cavalcanti |Trilha Original: Matteo Ciacchi e Felipe Lins | Figurino: Cely Farias | Iluminação: Fabiano Diniz| Fotografia: Tarciana Gomes e Thercles Silva | Arte: Guilherme Schmitt.

5ª Mostra Matriz de Artes Cênicas – Programação

13/03, domingo

Horário 20h

Espetáculo: Margarida Viva (Teatro)

Local: Cine-Teatro São José (Campina Grande)

14/03, segunda-feira

Horário: 15h30

Espetáculo: Maternidade Palhaçal (circo)

Local: Cine-Teatro São José (Campina Grande)

15/03, terça-feira

Horário 20h

Espetáculo: Eternamente Bibi (teatro)

Local: Teatro Santa Catarina (Cabedelo)

16/03, quarta-feira

Horário 20h

Espetáculo: Parahyba Rio Mulher (teatro)

Local: Praça do Povo, Espaço Cultural (João Pessoa)

18/03, sexta-feira

Horário: 18h

Espetáculo: Experimento Pina nº 50 (dança)

Local: Praça do Povo, Espaço Cultural (João Pessoa)

20/03, domingo

Horário 17h

Espetáculo: Girandei (teatro)

Local: Sala Roberto Cartaxo, Espaço Cultural (João Pessoa)

23/03, quarta-feira

Horário 20h

Espetáculo: Devaneio (teatro)

Local: Theatro Santa Roza (João Pessoa)

24/03, quinta-feira

Horário 20h

Espetáculo: Travessia (teatro)

Local: Theatro Santa Roza (João Pessoa)

25/03, sexta-feira

Horário: 18h

Espetáculo: Vem Trovoada Por Aí (circo)

Local: Praça do Povo, Espaço Cultural (João Pessoa)

27/03, domingo

Horário: 20h

Espetáculo: Midríase: uma performance sobre sexo e morte (dança)/classificação indicativa: 16 anos

Local: Teatro Paulo Pontes, Espaço Cultural (João Pessoa)

28/03, segunda-feira

Horário 20h

Espetáculo: Elas em Mim (teatro)

Local: Teatro Paulo Pontes, Espaço Cultural (João Pessoa)

29/03, terça-feira

Horário 20h

Espetáculo: As Nove Luas de Cambará (teatro)

Local: Teatro Paulo Pontes, Espaço Cultural (João Pessoa)

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br