dom
13
mar
2022

Prêmio Professor Transformador

A Paraíba tem um finalista, na segunda edição do Prêmio Professor Transformador. Renato Nunes Ramalho ensina Física, na Escola Cidadã Integral Professor Crispim Coelho, na cidade de Cajazeiras, no Sertão paraibano. O educador desenvolveu o projeto “Reaproveitamento das águas pluviais e cinzas nas escolas do Semiárido Paraibano” e garantiu a vaga na final do prêmio, que contempla estratégias e projetos que transformam a vida dos alunos e das comunidades escolares de todo o Brasil.

A premiação final vai ocorrer em São Paulo, entre os dias 10 e 13 de maio, durante a Bett Brasil 2022, considerado o maior evento de Educação e Tecnologia da América Latina, onde os 12 finalistas poderão apresentar seus projetos.

O prêmio contempla projetos que são desenvolvidos em todos os níveis da educação básica, desde a educação infantil até o ensino médio. O professor Renato desenvolveu a iniciativa com os alunos do ensino médio, com o objetivo de montar uma empresa sustentável para reaproveitamento de grande parte da água consumida pela escola, além da água da chuva.

“A proposta surgiu na disciplina Colabore e Inove, em um ‘brainstorming’ dos alunos. Em seguida, montamos uma equipe para competir no desafio Ouse Criar e os próprios alunos amadureceram esse projeto, que agora será finalizado este ano com o produto final. Trata-se de uma estrutura, que será montada na instituição, que utiliza materiais de baixo custo e reutilizáveis como reservatórios de água feitos de geladeiras velhas, uma tubulação feita de bambu e uma bomba de hidrogênio, que utiliza a água como fonte de energia. A estrutura do projeto é totalmente inovadora. Será uma iniciativa minha e dos próprios alunos, donos da empresa que já tem nome, Sertão Blue”, explicou o professor.

Prêmio Professor Transformador – A premiação é promovida pelo Instituto Significare e pela Bett Brasil e tem o objetivo de valorizar educadores e promover projetos transformadores implementados na educação básica. Dos mais de 350 projetos pré-selecionados na etapa anterior, doze foram escolhidos para serem os finalistas. Os segundos e terceiros colocados vão ganhar uma premiação de R$ 2.500,00, e o vencedor de cada categoria vai receber R$ 7.000,00.

Reconhecimento – O professor Renato falou sobre a alegria de ter o projeto reconhecido nacionalmente. “Obtivemos grandes frutos com esse trabalho, falo no plural já que não foi um trabalho individual e o mais importante em tudo isso está na transformação da vida dos estudantes, o maior prêmio está em fazer parte da formação de meninos e meninas que pensam em um bem para todo mundo e para o planeta e é isso que o nosso projeto vem construindo, até aqui, e levará esse legado a tantos jovens da Paraíba”, destacou.

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br