seg
14
mar
2022

Azevêdo_TRE-PB

O governador João Azevêdo prestigiou, nesta segunda-feira (14), a solenidade de posse da nova vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Maria de Fátima Cavalcanti, que também assume a função de corregedora para o biênio 2022/2024.

Além do chefe do Executivo estadual, estiveram presentes à Mesa de Honra virtual o ministro Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); Laurita Vaz, ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), entre outras autoridades.

“Desejo à desembargadora Fátima Bezerra pleno êxito em mais uma missão que passa a constar no seu extenso currículo que atesta seu profissionalismo e compromisso com a população. A sua postura de servir marca a sua honrosa e brilhante carreira na Magistratura paraibana, elevando o nome do nosso estado, representando muito bem a firmeza, coragem e sensibilidade da mulher paraibana”, afirmou o governador.

Em seu discurso de posse, Fátima Bezerra Cavalcanti destacou o compromisso com as regras do jogo democrático. "Abraço, uma a uma, as competências do cargo que estou a assumir. Peço o amparo divino para bem cumprir a nobre missão de velar pela regularidade do sistema, assegurando a correta aplicação de princípios e norma", disse.

O desembargador Leandro dos Santos, presidente do TRE-PB também para o biênio 2022/2024, destacou, em seu discurso, as qualidades éticas e jurídicas da desembargadora, ressaltando a importância da liderança de Fátima Bezerra Cavalcanti no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.

Representando o Ministério Público Federal na Paraíba (MPF-PB), a procuradora regional eleitoral, Acácia Suassuna, evidenciou a presença da desembargadora na Mesa Diretora do TRE-PB na ampliação do espaço feminino no Poder Judiciário. "A senhora veio com um importante papel para exercer a vice-presidência e a corregedoria, mas também para ter um incremento da participação feminina nas carreiras jurídicas. E essa participação – que a nós tanto buscamos na sociedade – eu vejo que a senhora contribui e inspira desde sempre. Ficou em primeiro lugar no 43° concurso de juiz de direito, a primeira mulher a integrar o Tribunal de Justiça da Paraíba, em 2002", discursou.

Também prestigiaram a solenidade de posse da nova vice-presidente do TRE-PB o procurador-geral do Estado, Fábio Andrade; Saulo Benevides, presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB), o deputado estadual Trócolli Júnior, que representou a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB); Antônio Herman Benjamin, ministro do STJ; entre outras autoridades.

Perfil – Fátima Bezerra Cavalcanti ingressou na magistratura em 1984, na Comarca de Pilões. Atuou nas comarcas de Guarabira, Rio Tinto, Bayeux e Campina Grande.

Em 2002, a desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti foi a primeira mulher a integrar a Corte do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB).

Com uma sólida formação jurídica, a atual vice-presidente do TRE-PB exerceu diversos cargos na magistratura e mantém uma atividade intelectual intensa, tendo publicado várias obras, entre as quais "Por uma magistratura independente", lançada em 1981.

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br