qui
07
abr
2022

pinha e graviola

Os investimentos feitos pelo agricultor familiar Francisco Barbosa de Almeida, da comunidade Canoa, no município de Cajazeirinhas, no cultivo da pinha e graviola, há dois anos, começam a trazer resultados. A previsão desta safra é de que sejam colhidas 80 caixas dos frutos, com a perspectiva de ser comercializada em cidades circunvizinhas cada uma a R$ 80,00.

Com assistência técnica orientada da Empaer e recursos, a partir de convênio junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o plantio das fruteiras foi concretizado. O produtor comemora o início da colheita e já pensa em ampliar a área plantada. A área atual conta com 160 mudas de plantas, utilizando espaçamento de 5x5m, foi instalada em setembro de 2019, utilizando o sistema de irrigação por microaspersão.

O agricultor também tem um plantio de 25 frutíferas de graviola, de um ano e seis meses e bem desenvolvidas. Em ambas as culturas foram feitas adubações orgânicas e químicas, como também podas de formação, condução e já em fase de frutificação.

Todas as orientações foram repassadas ao agricultor pelo extensionista José Barbosa, da Gerência Regional da Empaer em Pombal, com o acompanhamento do gerente regional Leonar de Sousa.

Outras comunidades – Também na região de Pombal, os extensionistas José Wilson da Silva Barbosa e Alberto Salgado Bandeira procederam com visitas rotineiras a sete agricultores familiares das Comunidades Varzinha, São Braz, Canoa e Pau Ferrado onde prestaram orientação técnica para criadores de bovinos e executaram práticas da poda e adubação das culturas da goiabeira, mangueira, graviola, coqueiro e limoeiro, o que permitirá a melhor produção frutífera e, consequentemente, mais renda para as famílias.

Outro projeto que merece atenção por parte dos extensionistas é a instalação da queijeira no Sítio São Braz III, no município de Pombal, onde os serviços estão em fase de conclusão. O empreendimento tem potencial para crescimento e foi sugerida a implantação de energia solar, visado a redução de custos de produção, e a aquisição de um veículo com câmara fria para realizar transporte dos queijos produzidos. Estes projetos são conduzidos com a orientação técnica da Empaer.

Foram concluídos nestas comunidades, com excelentes resultados, os serviços constantes nos projetos Pronaf-A, Agroamigo e Pronaf-Semi-árido com destaque para a pecuária na aptidão de bovinocultura de leite e ovinocultura.

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br