Hospital de Taperoá promove encontro de dois pacientes irmãos que não se viam há mais de 15 anos

As cidades paraibanas de Taperoá e Livramento são separadas por, aproximadamente, 30 km de estradas. Mas foi na Enfermaria 04 do Hospital Geral de Taperoá que a distância geográfica e a distância gerada pela saudade foram encurtadas, com o encontro entre dois irmãos que não se viam há mais de 15 anos que foram internos em dias diferentes e por motivos também diferentes no HGT.

Dada à coincidência dos sobrenomes, a equipe de assistência social do hospital decidiu averiguar e descobriu que não só os dois idosos eram irmãos como não se viam há mais de uma década. Os relatos das filhas dos dois à equipe de saúde foram os de que os dois irmãos não se viam há mais de 15 anos.

José Valentim da Costa, 86 anos, viúvo e pai de 12 filhos e morador de Taperoá, foi acomodado na enfermaria devido a um pós-cirúrgico. O seu irmão, Antônio Valentim da Costa, 76 anos, solteiro, mas com vários filhos também, é morador do Sítio Torrões, na cidade de Livramento, e deu entrada no hospital para procedimentos clínicos.

Diante da situação inusitada, a equipe de Enfermagem do Hospital Geral de Taperoá decidiu promover, no dia 21 de abril, o encontro dos dois irmãos. Os dois ficaram emocionados e mesmo em macas estenderam as mãos um para o outro. Antônio Valentim precisou ser levado ao Hospital de Traumas de Campina Grande para procedimentos médicos, mas reforçou à equipe que gostaria de voltar ao HGT para poder conversar melhor com o irmão.

A diretora geral do Hospital Geral de Taperoá, Débora Cristina Farias, ressaltou que o encontro, embora inusitado, está contemplado com as diretrizes de humanização da unidade hospitalar. “Ações de humanização são construídas com muito respeito, empatia e amor, focando nas necessidades dos usuários, indo além dos meros aspectos patológicos. Promovemos esse grande e comovente encontro dos dois irmãos que não se viam há mais de 15 anos, dados os esforços da equipe de assistência e seus familiares e ainda potencializaram a melhora e a recuperação deles”, disse.

Secom

Comentários (0)
Adicionar comentário