ter
26
abr
2022

fiocruz_0748100820

Cientistas da Universidade de São Paulo (USP) e do Hospital Sírio-Libanês apontaram, em estudo publicado na revista Viruses, que novas variantes do coronavírus capazes de enganar o sistema imunológico e mais transmissíveis devem surgir nos próximos meses. Pesquisadores analisaram aspectos do vírus, como seu potencial de mutação, a capacidade de controle do sistema imune, a transmissibilidade e a eficácia das vacinas. Foram revistados mais de 150 artigos científicos para a elaboração do estudo, de acordo com o jornal O Estado de S.Paulo.

Pesquisadora do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas da USP, Cristiane Guzzo, uma das autoras do artigo, afirmou que o estudo é "uma questão probabilística". "Novas variantes são esperadas, o problema é diminuir as restrições (de contato social) que aumentam a circulação do vírus", disse.

"Decretar que a pandemia acabou e que o vírus foi vencido não é verdade", disse o líder do grupo de pesquisas em Bioinformática do Hospital Sírio-Libanês, Pedro Galante. "Temos de continuar tomando todos os cuidados e medidas necessárias para evitar a transmissão", acrescentou. "Estamos olhando apenas para os números de casos e mortes (em queda) para dizer se é seguro ou não. Isso não é suficiente".

Brasil 247


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br