sex
06
maio
2022

recorte_Vertinges
Recorte de imagem que integra a exposição ‘Vertigens’, de Li Vasc

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) abre, na próxima quinta-feira (12), a exposição ‘Vertigens’, da artista visual Li Vasc. A mostra reúne instalações e fotografias que tentam retratar pesadelos relatados por mulheres. A abertura será às 17h, na Galeria Archidy Picado, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. O período de visitação vai até 23 de junho.

O projeto expositivo apresentado por Li Vasc é composto por uma série fotográfica, instalações e um ambiente de escrita, que fazem parte da pesquisa empreendida pela artista durante a residência na Associação Fotoativa em Belém-PA no ano de 2018. Lá ela desenvolveu um projeto que tinha como base a escuta e o registro de pesadelos. O projeto de escuta consistia na intervenção por meio de um cavalete disposto na frente de um mercado público, onde estava escrita a frase: ‘Conte-me um pesadelo’.

Ao reler o seu caderno de campo, a artista buscou analisar o conteúdo das histórias e percebeu que em 30 pesadelos femininos havia uma semelhança na narrativa: o fim do amor ligado à experiência anterior à queda, mal estar, vertigens. A partir desse fio condutor percebido durante a pesquisa foi gestado o projeto ‘Vertigens‘, que tem como base as frases expressas nos conjuntos de pesadelos que tematizam “o fim do amor e a queda”. A queda como o fim do amor ou término do pesadelo; a queda em consonância com o acordar; a queda como perda da presença física do ser amado. “Nesta exposição, desejo, portanto, repensar o conceito de amor em suas relações simbólicas e oníricas com a dor e a violência”, conta a artista.

A mostra é a segunda entre as propostas contempladas pelo Edital de Ocupação dos Espaços Expositivos da Funesc, lançado em 2020.

Serviço:

Exposição Vertigens

Artista: Li Vasc

Abertura: 12/05/2022 às 17h

Visitação: Até 23/06/2022

Local: Galeria de Arte Archidy Picado – Funesc

Horário de visitação: Segunda a sexta das 8 às 21h | Finais de semana e feriados das 10h às 16h

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br