seg
23
maio
2022

curso_umbu

A produção de umbu, na região do Cariri, é uma alternativa de renda para famílias agricultoras. Para incentivar o cultivo e agregar valor ao produto, a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), promove uma série de capacitações e troca de experiência para melhor aproveitamento do fruto.

Na região administrativa da Empaer em Campina Grande, neste mês, foram realizadas sete oficinas com 77 participantes, ministradas pelas extensionistas Maria Brasileiro e Maria Gomes, com apoio do extensisonista rural Tibúrcio de Lima e acompanhamento do gerente regional Ailton dos Santos.

Na troca de experiências durante as oficinas, os participantes aprendem a manipular doces, geleia, mousse, compota, suco, umbuzada, cocada, doce em pasta de acerola e licor.

Foram beneficiados produtores rurais das comunidades Gaspar, Tambor, Serra de Joaquim Vieira, no Distrito de São José da Mata, em Campina Grande, como também dos municípios de Santa Cecília, Umbuzeiro e Queimadas.

Na semana passada o curso sobre derivados do umbu aconteceu no assentamento José Antônio Eufrouzino, Distrito de Catolé de Boa Vista. Na ocasião, com a participação do estagiário Franklin Gomes, da Escola Agrícola de Bananeiras, foi prestado atendimento e esclarecidas dúvidas dos agricultores.

Sob a coordenação da assessora regional Lourdinha Farias, a equipe de extensionistas sociais da região de Campina Grande definiu uma programação para a realização de novos cursos nos próximos meses, visando atender às famílias rurais de acordo com as demandas nas comunidades, no trabalho de parceria com Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rurais Sustentável e outros parceiros.

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br