qua
06
mar
2024

image

A Fundação Casa de José Américo (FCJA) participa, nesta sexta-feira (8), da homenagem do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP) ao historiador e jornalista Hélio Zenaide. Além da FCJA e do IHGP, também promovem o evento a Academia Paraibana de Letras (APL) e a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC). Na homenagem, também estarão presentes os representantes de uma escola estadual do município de Alagoa Grande, terra natal do homenageado.

Durante o evento, que acontece às 17h, na sede do IHGP, à Rua Barão do Abiaí, 64, no Centro de João Pessoa, será discutido o livro ‘Governantes da Paraíba – Colônia, Império e República’, de autoria de Hélio Zenaide e Marcos Cavalcanti. Em seguida, uma mesa-redonda, com o tema ‘Ditadura Nunca Mais’, vai expor e debater acerca dos 60 anos do golpe militar no Brasil.

A mesa-redonda terá a participação da professora Lúcia Guerra, gerente executiva de Documentação e Arquivo da Fundação Casa de José Américo. “Vamos participar da mesa-redonda ao lado de outros cinco convidados”, informa Lúcia Guerra, explicando que a homenagem conjunta ao historiador e jornalista se deve ao fato da FCJA abrigar boa parte do acervo deixado por Hélio Zenaide.

Após a morte do historiador e jornalista em 2017, a família Zenaide fez a doação de uma parte do arquivo pessoal do paraibano (livros, fotografias e documentos) para ficar sob a guarda da FCJA. Outra parte do material ficou para a cidade de Alagoa Grande, município com pouco mais de 26 mil habitantes, localizado na Região do Brejo paraibano, distante a 103 quilômetros de João Pessoa.

Hélio Nóbrega Zenaide nasceu no dia 26 de outubro de 1926, no Engenho Barra Nova, em Alagoa Grande. Era filho de Heretiano Zenaide Nóbrega de Albuquerque e Maria Elvídia Nóbrega Zenaide. Casado com Ada Tavares Zenaide, teve quatro filhos: Maria Valéria, Maria de Nazaré, Eugênio Pacelli e Marina. O jornalista e historiador morreu em João Pessoa, em 18 de setembro de 2017, aos 90 anos.

Ele iniciou sua carreira como servidor público em 29 de julho de 1949, quando foi nomeado taquígrafo da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Entre os vários cargos que exerceu no estado, foi diretor do jornal A União, assessor de imprensa do governador Pedro Gondim, delegado do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Trabalhadores em Transportes e Cargas (IAPETC), presidente da Comissão de Salário, nomeado pelo presidente Juscelino Kubitschek, e chefe de Gabinete da Secretaria das Finanças no Governo João Agripino Filho.

O jornalista atuou nos principais jornais e foi correspondente do jornal O Estado de São Paulo e da Agência de Notícias Meridional, dos Diários Associados. Na imprensa paraibana, Hélio Zenaide foi comentarista político do antigo jornal O Norte e do Correio da Paraíba. Também foi redator de A Tribuna do Povo e redator e diretor do jornal A União, onde manteve uma coluna diária sobre Espiritismo.

Ele ingressou no Instituto Histórico e Geográfico Paraibano no dia 22 de março de 1980, onde passou a ocupar a Cadeira 38, cujo patrono é o tenente-coronel Francisco Coutinho de Lima e Moura.

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br