ter
12
mar
2024

Coração Paraíbano

O Programa Coração Paraibano – uma rede estruturada de cuidados de urgência e emergência cardiológica implantada pelo Governo da Paraíba e gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) – já realizou 10 mil procedimentos em um ano de funcionamento. Lançada no dia 10 de março de 2023, a iniciativa levou assistência em urgência e emergência cardiológica para o interior do estado e vem salvando vidas do Litoral ao Sertão da Paraíba.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Jhony Bezerra, o programa contribuiu para uma redução de mais de 20% na mortalidade causada por infarto agudo do miocárdio na Paraíba. “O Coração Paraibano completa um ano de muito sucesso. Foi lançado com o objetivo de interiorizar a assistência de média complexidade e atender a todo o estado com uma rede complexa que envolve telemedicina, UTI aérea, 61 ambulâncias, trombolíticos e, acima de tudo, quatro centros de hemodinâmicas. E os números falam por si só, são mais de 10 mil paraibanos atendidos, com uma redução de mortalidade de mais de 20% porque hoje há um programa integrado que envolve todo esse cuidado de forma efetiva”, comemorou.

Com uma estrutura de assistência 24 horas, o programa conta com uma equipe multiprofissional preparada para receber, especialmente, pacientes com infarto agudo do miocárdio. Um deles é Edilson Clemente do Nascimento, de 52 anos, morador de Campina Grande. Ele sofreu um pré-infarto quando estava no Parque do Povo, durante o São João.

“Posso dizer que eu estava no local certo e na hora certa, porque fui atendido rapidamente e levado de ambulância para o Hospital de Trauma de Campina Grande. Lá, fiquei em observação por três dias e considero que fui um privilegiado pelo atendimento de qualidade que recebi. Sou uma prova de que o Coração Paraibano é um programa eficaz e eficiente, pois, sem a praticidade e rapidez da equipe, não sei como eu estaria hoje”, declarou Edilson.

A assistência é realizada por meio de quatro hemodinâmicas distribuídas em três hospitais, sendo um Centro Coordenador no Hospital Metropolitano, em Santa Rita, e dois Centros Especializados, sendo um no Hospital de Trauma de Campina Grande, e outro no Hospital Regional de Patos, responsáveis pelas ações de Cardiologia Intervencionista; além de 12 Centros de Referência que dão suporte na estabilização do paciente.

As ações e intervenções relacionadas ao Programa são apoiadas pela Rede Descentralizada do Serviço Avançado de Transporte Terrestre e Aeromédico, e pelo Complexo de Regulação do Estado da Paraíba, responsável pelo mecanismo de transferência dos pacientes.

O caminhoneiro Francisco Garcia Borges, de 56 anos, foi um dos pacientes que precisou do transporte aeromédico, quando sofreu um infarto e estava no Piauí. Lá, eu ia precisar esperar um mês ou mais para fazer o cateterismo, mas, graças a Deus, fui atendido pelo Coração Paraibano e transferido para o Hospital Regional de Patos num transporte aeromédico. Fiz o cateterismo e a angioplastia no mesmo dia em que cheguei. Só tenho a agradecer a todos que me atenderam e cuidaram da minha saúde”.

Para o médico cardiologista e hemodinamicista Jeann Santiago, que atua na Hemodinâmica de Patos, o Coração Paraibano representa uma revolução para a população sertaneja porque, finalmente, trouxe equidade no tratamento do infarto agudo do miocárdio. “Tantas vidas sertanejas estão sendo salvas, tantas famílias com a oportunidade de estar junto a seu ente querido…Ser médico cardiologista e hemodinamicista desse programa me traz um sentimento muito bom! A responsabilidade em poder salvar tantas vidas através desse projeto é indescritível”, ressaltou.

Com o objetivo de oferecer um atendimento de excelência aos pacientes, são realizados treinamentos para os profissionais que atuam no programa estarem sempre atualizados. Ao todo, já são mais de 500 profissionais capacitados em 14 municípios.

“O Coração Paraibano é um marco para a saúde em nosso estado, pois estamos conseguindo, com êxito, levar atendimento célere e de qualidade para o cidadão que necessita de uma assistência cardiológica de urgência. São vidas que estão sendo salvas todos os dias e que, antes dessa iniciativa, poderiam ter um desfecho diferente. Mas ainda queremos fazer muito mais pela saúde da população da Paraíba contando com o trabalho de nossas equipes de profissionais”, afirmou Ari Reis, superintendente da PB Saúde.

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br