seg
18
mar
2024

OSJPB

A abertura da temporada 2024 da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba traz uma novidade, nesta quinta-feira (21), que promete agradar aos frequentadores dos concertos. Nesta primeira apresentação, a orquestra vai executar temas de games. O concerto será às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa, com entrada gratuita.

A regência é do maestro Luiz Carlos Durier e o concerto terá a participação do pianista paulistano Antônio Vaz Lemes como solista. “O que nos levou a escolher foi a modernidade da música dos games, que está presente no cotidiano das pessoas, e para que o público se sinta prestigiado pelo seu gosto musical”, destacou o maestro Durier.

“Fantasia Greensleeves”, do compositor inglês Ralph Vaughan Williams, vai iniciar esta primeira apresentação do ano da OSJPB. Em seguida, o público vai conferir a execução de “Temas dos Games” para piano e orquestra, de autoria do maestro assistente na Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Rodrigo Faleiros.

As músicas temas são: Vega Alfa Flamenco – Final Fantasie 9 and Street Fighter 2; City of Tears – Hollow Knight; Genshin Impact – Genshin Impact;  Gris pt. 1 – Gris; Green Hill Zone – Sonic The Hedgehog; Zelda’s Lullaby and Sara’s Song – The Legend of Zelda: Ocarina of Time; Aquatic Ambience – Dunkey Kong Country; Castle – Super Mario World; Bloody Tears – Castlevania.

O concerto vai seguir com a execução de “Ludus Pro Pátria. Interlúdio – La Nuit et L’Amour”, da compositora francesa Augusta Holmes. Na sequência, virão: “Suíte do Ballet Egípcio, Op. 12”, do francês Alexandre Luigini; e “Amparito Roca”, do espanhol Jaime Teixidor.

Para o maestro Luiz Carlos Durier, a expectativa para esse concerto de abertura é a mais positiva possível. “A Jovem é um lugar de troca e aprendizado musical. E ainda, compartilhamento artístico com todos os envolvidos, os que tocam e os que apreciam nos ouvindo”, ressaltou.

“A música dos games, em forma de concerto para piano e orquestra, tem uma excelente orquestração de Rodrigo Faleiros que, gentilmente, cedeu a partitura, instrumentada para a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba”, explicou o maestro. “O solista será Antônio Vaz Lemes, pianista conhecido pelo trabalho de tornar a música próxima de todos nós, numa democratização da arte musical. Acredito no grande sucesso deste concerto, pois constam do programa músicas bem conhecidas em belos arranjos orquestrais, com música de fácil assimilação. Afinal, o concerto será muito divertido”, comemorou.

O pianista Antônio Vaz Lemes disse estar muito feliz que o maestro Durier tenha aceitado essa aventura de tocar esses temas de videogame com a sinfônica. “Essa é uma atividade, é um jeito de pensar programação um tanto nova nas salas de concerto. Trazer esse repertório do mundo geek para a sala de concerto, no meu entendimento e na filosofia do meu canal Piano Que Toca, faz todo sentido, já que a música sinfônica é muito presente na trilha de games”, disse.

“Hoje em dia, o videogame evoluiu de uma maneira estrondosa”, continuou. “É muito sofisticada a produção de um jogo de videogame e, lógico, a sua trilha sonora também. As trilhas já conseguem cativar o ouvido emocional de quem joga videogame. Então, essas pessoas que porventura não tenham conhecido uma sala de concerto ou ouvido uma sinfônica estão absolutamente prontas para conhecer. Acho que é uma zona de interesse que nós temos em comum, tanto do mundo dos games quanto do mundo da música de concerto. E a gente vai fazer isso justamente nesse concerto, que vai misturar esse repertório”, concluiu.

O solista

Pianista, professor e comunicador, o paulistano Antônio Vaz Lemes é considerado pela revista inglesa Gramophone “um Pollini Latino-Americano” (em alusão a um dos maiores pianistas do mundo, o italiano Maurizio Pollini). Sucessos de crítica nacional e internacional, seus álbuns são pauta nos principais veículos de imprensa e programas de televisão, entre eles o jornal O Estado de São Paulo, a revista Veja/SP, Bom dia São Paulo, Globo News entre outros.

Bacharel e Mestre em performance pela Unesp, sua missão maior é a ampla democratização do acesso à música clássica e de concerto, e esse movimento tem se concretizado nas redes sociais através de seu canal Piano Que Toca. Abordando temas de filmes, séries, animes, games, e relacionando-os a sentimentos e valores humanos, o canal também conecta seu público às obras dos grandes compositores da história da música clássica. O canal inclusive já se desdobra na primeira temporada de seu programa homônimo na Cultura FM de São Paulo.

O regente

O maestro Luiz Carlos Durier, paraibano de João Pessoa, é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba há 26 anos e foi regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba durante nove anos.

Concluiu o ensino superior de Música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e desde que chegou à Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN), em 1991, lidera atividades de educação musical, ensinando Musicalização, Viola e Música de Câmara e Regência.

Na sua trajetória, Durier conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente, e ainda do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Regeu ainda apresentações de artistas populares com a Orquestra Sinfônica da Paraíba e Orquestra Jovem, a exemplo de Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos, Zélia Duncan, Zé Ramalho, Cátia de França, Nathalia Bellar e Chico César.

No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito do Rotary Internacional, pelo brilhante desempenho profissional frente a OSPB.

Entrada – Não é cobrado ingresso para os concertos da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba. Os idosos, cadeirantes e demais pessoas com dificuldade de locomoção têm entrada acessível na lateral da Sala de Concertos, ao lado do palco da Praça do Povo. Há também cadeiras especiais para esse público. Os programas dos concertos ficarão disponíveis na bio do perfil da OSPB no Instagram: @orquestra.ospb.

No dia 28 de março, a Orquestra Sinfônica da Paraíba vai iniciar a temporada 2024. O concerto começa às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira. A Orquestra Jovem volta a apresentar concerto no dia 18 de abril.

Serviço:
Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba
1º Concerto Oficial da Temporada 2024
Regência: Maestro Luiz Carlos Durier
Solista: Antônio Vaz Lemes (piano)
Dia: 21 de março (quinta-feira)
Hora: 20h30
Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, Espaço Cultural
Ingresso: Gratuito 

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br