sex
22
mar
2024

CSPB

O Coro Sinfônico da Paraíba é um dos seis corais de João Pessoa que vão integrar um concerto de música sacra, realizado em homenagem ao maestro, professor e compositor Antônio Carlos Batista Pinto Coelho, mais conhecido como Tom K. Será nesta segunda-feira, 25, às 19h, na Igreja Presbiteriana de Tambiá, com a execução de composições do maestro, exclusivas de textos sacros, alguns em latim/grego e em português.

O evento tem um caráter beneficente, com a arrecadação de alimentos para doação ao Instituto Irene Matias. Os organizadores do concerto são os maestros Ariadne de Lima, Daniel Berg e Onivaldo Júnior, responsáveis por quatro dos seis grupos que se apresentam nessa noite. Participam, ainda, grupos regidos pelos maestros Anderson Correia e Carlos Anísio.

Ao todo, aproximadamente 170 vozes participarão da homenagem ao maestro. A ordem das apresentações será a seguinte: Coral Maestro João Eduardo, com a maestrina Ariadne de Lima; Coral Filhos de Asafe, maestro Daniel Berg; Coro de Câmara Villa-Lobos, maestro Carlos Anísio; Mosaico Coral, maestro Onivaldo Júnior; Coral Maestro Maurício Gurgel, maestro Anderson Correia, e Coro Sinfônico da Paraíba, com o maestro Daniel Berg.

O concerto encerra com todos os coralistas juntos executando Aleluia, primeira composição do homenageado, quando ainda trabalhava no então Coral do Ipê (hoje Unipê).

Falecido em 2 de outubro do ano passado, Tom K deixa um legado de inúmeras composições e arranjos, a maioria de música sacra, mas também várias canções populares. Ele era reconhecido como um gênio da música coral em todo o território nacional e até mesmo no exterior.

Natural de Recife, Pernambuco, Tom K morava na Paraíba desde 1966. Ele era professor da UFPB, onde lecionou no Departamento de Educação Musical em diversas disciplinas e regeu o Coro Sinfônico da Paraíba por mais de 15 anos. As informações são fruto de um levantamento biográfico realizado pelo maestro Daniel Berg, em pesquisa de pós-graduação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).  

Berg relata que o maestro também foi fundador do Coro de Câmara Villa Lobos, do qual foi regente por 10 anos; regeu o Madrigal Paraíba também por 10 anos; foi maestro do Coral da Associação dos Aposentados da Caixa Econômica Federal (Coral APCEF/PB) por 35 anos; e membro fundador do Laboratório de Composição da UFPB (Compomus).

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br