qua
27
mar
2024

livro_FCJA

O professor e pesquisador Jivago Correia Barbosa lançou, na segunda-feira (25), o livro ‘A integração dos brasis: José Américo de Almeida e o Ministério da Viação e Obras Públicas durante o Governo Provisório (1930-1934)’. Na ocasião, ele anunciou o lançamento, ainda para este ano, de uma outra obra que também destaca o paraibano.

Desta vez, será o livro ‘Política e assistencialismo na Paraíba: o governo de José Américo de Almeida (1951-1956)’, resultado da dissertação de mestrado e de pesquisa de Jivago. “Este novo livro abarca a trajetória inicial de José Américo de Almeida”, diz o professor. “É a biografia de José Américo já no primeiro capítulo. E essa biografia vai até o momento em que ele é candidato à Presidência da República, em 1937”.

Nesta nova obra, Jivago Correia cita também o Ministério da Viação e Obras Públicas, objeto do livro recém-lançado, mas que ele não se aprofunda. “No novo livro é onde o foco central da dissertação são as campanhas de 1947 e 1950”, destaca, lembrando que, em 1947, José Américo se elege senador pela Paraíba e, em 1950, é a grande campanha dele contra Argemiro de Figueiredo.

No livro lançado na última segunda-feira, no Auditório Juarez da Gama Batista, da Fundação Casa de José Américo (FCJA), onde Jivago é pesquisador, o autor traz o resultado da investigação minuciosa realizada para o seu doutorado em Ciências Sociais, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

No lançamento desse livro, que integrou as atividades de reabertura do Museu Casa de José Américo, a mesa de apresentação da obra do professor Jivago teve a participação do presidente da FCJA, Fernando Moura; da professora Lúcia Guerra (que também integra a FCJA); da reitora do Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB), Mary Roberta; e da professora Monique Cittadino, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O livro continua à venda e pode ser adquirido, ao preço de R$ 75,00, diretamente com o autor, por meio de contato via Instagram, no perfil @JivagoCorreia.

Enquanto em ‘A integração dos brasis: José Américo de Almeida e o Ministério da Viação e Obras Públicas durante o Governo Provisório (1930-1934)’ o autor mapeia os “rastros” deixados pelo então ministro José Américo no governo federal, chegando à conclusão de que o Ministério da Viação e Obras Públicas foi de fundamental importância para as políticas de desenvolvimento econômico do país, após a Revolução de 1930, no novo livro, ‘Política e assistencialismo na Paraíba: o governo de José Américo de Almeida (1951-1956)’, Jivago aborda quando  José Amérco foi eleito através do voto direto, depois de acirrada campanha política na Paraíba.

“Estabeleci esse tema por se tratar de um assunto pouco explorado pela historiografia paraibana. As questões primordiais que norteiam esse trabalho são a conjuntura política na qual José Américo ascende ao poder em 1950, a violenta eleição, considerada uma das campanhas mais radicais já disputadas na Paraíba, onde dentre os diversos embates entre os partidários e militantes do PSD e da UDN, damos ênfase ao episódio fatídico da Praça da Bandeira, em Campina Grande, por se tratar de um acontecimento que ganhou espaço em diversos meios de comunicação em âmbito regional e nacional”.

Nesta nova obra, o pesquisador utiliza como pano de fundo uma análise do papel do jornal A União, órgão de imprensa oficial de maior circulação em todo o estado, que passou a difundir a visão de que os açudes iriam se tornar a melhor solução para a problemática da seca. “Para a realização desse trabalho, além da utilização de bibliografia secundária, foram analisadas e fichadas algumas das principais notícias referentes ao governo, encontradas no jornal A União”.

Natural da capital paraibana, com raízes no bairro de Jaguaribe, Jivago Correia, aos 42 anos, é professor no Campus João Pessoa do Instituto Federal de Educação da Paraíba e pesquisador da FCJA. Ele desenvolve pesquisas sobre José Américo de Almeida há mais de 20 anos.

Graduado e mestre em História pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o pesquisador atua, na condição de professor efetivo, nas disciplinas de História e Metodologia Científica no IFPB, além da disciplina Organização e Memória de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica junto ao Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFPB).

Jivago Correia também é professor convidado, na condição de colaborador externo, da disciplina Tópicos Especiais em Direitos Humanos V – Memórias, Patrimônios e Direitos Humanos, do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas (PPGDH/UFPB).

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br