qua
10
abr
2024

Sentença do juiz federal também determinou o imediato desbloqueio dos bens dos três citados na ação

Captura de tela 2024-04-10 081122
Em vídeo postado nas redes sociais ontem (9) à noite, Ricardo Pereira comemora decisão

O juiz da 11ª Vara Federal  de Monteiro-PB, Rafael Chalegre do Rego Barros, julgou improcedente ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF) em desfavor do prefeito de Princesa Isabel, Ricardo Pereira, da secretária municipal de Saúde Francisca de Lucena Henriques (Nininha Lucena) e de Everton Barbosa Falcão, na Dispensa de Licitação, no valor de R$ 420 mil, para compra de 5 mil unidades de testes rápidos para a detecção de Covid-19 e de 40  mil máscaras descartáveis, pela Prefeitura, envolvendo pagamentos efetivos no valor de R$ 400 mil.

Na anáiise do processo, o magistrado federal observou que as provas apresentadas sobre as aquisições feitas não comprovaram prejuízos ao erário público. Com isso, julgou improcedentes as acusações e determinou o desbloqueio dos bens dos três citados na ação.

“Julgo improcedente o pedido, haja vista a insuficiência probatória do dano aos cofres federais no que concerne à Dispensa de Licitação n. DP 00039/2020 promovida por Princesa Isabel. Promova-se ainda o imediato desbloqueio dos bens dos réus, notadamente as constrições pecuniárias promovidas no Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (SISBAJUD)”, decidiu o magistrado.

Na ação, a defesa anexou 21 cópias de instrumentos contratuais que mostram que entes públicos pagaram valores superiores àqueles adimplidos por Princesa Isabel/PB no Contrato n. 00153/2020 (id’s. 4058203.8626128 a 4058203.8626156). Com base nessas informações, sustentou a defesa que o TCU não enxergou qualquer ilegalidade nas compras efetuadas através da Dispensa de Licitação n. DP 00039/2020.

O Ministério Público Federal não contraditou a tese defensiva, deixando de trazer aos autos informação em sentido oposto acerca de possível abertura de procedimento de controle no âmbito do TCU.

A Defesa trouxe também nos autos evidências de que a Prefeitura recebeu os testes na integralidade, chegando a realizar, entre abril de 2020 e julho de 2021, 7.298 testagens.

O prefeito Ricardo Pereira destacou, em vídeo postado na noite dessa terça-feira (9), que a decisão judicial restabelece a verdade. “Deus é bom o tempo todo e tem estado ao nosso lado”, A acrescentou:  “A política não é e não pode ser usada por pessoas maléficas. É buscando sempre a verdade e reassumindo o compromisso com o povo de Princesa que sempre disse a sociedade que só queria ser prefeito até o dia que eu fosse verdadeiro e usasse o ente federado para todos”.

“Agradeço a todo o corpo jurídico e toda a nossa equipe da Prefeitura Municipal que garantiu restabelecer a verdade”, finalizou Ricardo Pereira.

A decisão do juíz federal saiu nessa terça-feira (9).

Redação com informações de André Gomes


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br