qua
10
abr
2024

economia_ilustracao-2

O rating do estado da Paraíba, atestado pela S&P Global Ratings, uma das maiores agências de classificações de risco do mundo, foi elevado de brAA+ para brAAA. Com isso, esse é o quarto ano consecutivo que o estado alcança melhores posições, ano a ano. A nota atesta que o Governo do Estado continua fazendo uma gestão eficiente, com baixo endividamento, controle dos gastos e a destinação da poupança corrente para melhorar a qualidade de vida da população.

De acordo com o secretário de Planejamento do Estado, Gilmar Martins, a notícia mostra, mais uma vez, que a Paraíba é um porto seguro para os investimentos. “A elevação do rating do estado da Paraíba pela S&P, que nos últimos três anos havia conquistado o rating AA+, para o rating brAAA, ou seja, triplo A, sinaliza para o mercado, para os investidores, e para a população em geral, que o estado da Paraíba é um porto seguro para os investimentos. É um estado que tem baixo endividamento, que alcançou superávits primários nos últimos exercícios, possibilitando a geração de poupança corrente, destinada ao aumento dos investimentos em infraestrutura, tão necessários para o desenvolvimento socioeconômico da população”, ressaltou.

Anda segundo ele, as perspectivas também são de estabilidade nesse cenário, em função do desenvolvimento do Polo Turístico Cabo Branco com a construção de cinco resorts, bem como com a interiorização do turismo do estado.

Em nota para a imprensa, a S&P Global Ratings destaca o forte crescimento das receitas e as políticas fiscais prudentes como características que amparam o desempenho fiscal robusto da Paraíba. Ainda segundo a nota, “a perspectiva agora é estável, refletindo a nossa visão de que as necessidades de financiamento permanecerão baixas e estáveis à medida que o estado utiliza gradualmente as reservas de caixa acumuladas para implementar o seu programa abrangente de investimentos (capex)”.

Perspectiva estável – O rating também passa a considerar a Paraíba como estável – refletindo a visão de que “o elevado saldo de caixa da Paraíba oferece espaço para expandir os gastos de capital e reduzir gradualmente a lacuna no desenvolvimento da infraestrutura do estado. O desempenho da receita do estado provavelmente permanecerá forte, reforçado pelas políticas fiscais proativas da Paraíba e pelo recente aumento na alíquota do ICMS. Fortes fluxos de receitas sustentarão o aumento do capex e de outros gastos, mantendo, ao mesmo tempo, resultados fiscais positivos. Esperamos uma redução gradual do nível de endividamento do estado”, afirma a nota.

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br