seg
15
abr
2024

OSJPB

Músicas da MPB, orquestradas pelo compositor, arranjador e maestro brasileiro Rogério Duprat, estão no repertório do concerto da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, nesta quinta-feira, 18 de abril, com regência do maestro Luiz Carlos Durier. Este 2º concerto da temporada 2024 da OSJPB começa às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, com entrada gratuita.

As músicas brasileiras vão encerrar o concerto, que será aberto com a execução do “Prelúdio em Sol menor, Op. 23, nº 5”, do compositor russo Sergei Rachmaninoff, com orquestração de Joshua Choe. Em seguida, vem a suíte do ballet “Izévl (Entrada do Rei e Entrada das Princesas, Introdução e Lamento, e Serenata)”, do francês Gabriel Pierné.

O concerto continua com a composição do finlandês Jean Sibelius, “Vargsang, Op. 16 (Canção de Primavera)”. Após o intervalo, a orquestra vai tocar a “Suíte L’Arlésienne nº 1”, de autoria do compositor francês Georges Bizet, e logo depois será a vez da MPB: “Músicas do Festival Roda Viva”, de Chico Buarque de Holanda; “Domingo no Parque”, Gilberto Gil, e “Ponteio”, de Edu Lobo, todas com orquestração de Rogério Duprat.

“O concerto da Jovem terá um repertório bastante diversificado, com músicas do período romântico, impressionista e do século XX”, destacou o maestro Durier. “Em uma delas, o compositor Georges Bizet introduz o instrumento saxofone, na voz de alto, pela primeira vez na orquestra, trazendo para ela um novo colorido de timbre para esse grupo tão tradicional. Então, o saxofone estará presente como solista em uma das obras, na ‘Suíte L’Arlésienne’, de Georges Bizet”, explicou.

“Acredito que o grande destaque será a música intitulada ‘Músicas do Festival’, de Rogério Duprat, que com primazia orquestrou uma obra-prima com músicas de Chico Buarque, Gilberto Gil e Edu Lobo. O título nos remete ao importante acontecimento da MPB em 1967, contendo músicas de qualidade artística, musical e poética. É a nossa aposta para emocionar o público que estará presente no nosso concerto”, finalizou o maestro.

O regente

O maestro Luiz Carlos Durier, paraibano de João Pessoa, é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba há 26 anos e foi regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba durante nove anos.

Concluiu o ensino superior de música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e desde que chegou à Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN), em 1991, lidera atividades de educação musical, ensinando Musicalização, Viola e Música de Câmara e Regência.

Na sua trajetória, Durier conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente, e ainda do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Regeu ainda apresentações de artistas populares com a Orquestra Sinfônica da Paraíba e Orquestra Jovem, a exemplo de Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos, Zélia Duncan, Zé Ramalho, Cátia de França, Nathalia Bellar e Chico César.

No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito do Rotary Internacional, pelo brilhante desempenho profissional na OSPB.

Entrada – Não é cobrado ingresso para os concertos da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba. Os idosos, cadeirantes e demais pessoas com dificuldade de locomoção têm entrada acessível na lateral da Sala de Concertos, ao lado do palco da Praça do Povo. Os programas dos concertos ficarão disponíveis na bio da página da OSPB no perfil do Instagram: @orquestra.ospb.

Os próximos concertos são no dia 25 de abril, da Orquestra Sinfônica da Paraíba, e 16 de maio, da Orquestra Jovem, ambos às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira.

Serviço

Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba

2º Concerto Oficial da Temporada 2024

Regência: Maestro Luiz Carlos Durier

Dia: 18 de abril (quinta-feira)

Hora: 20h30

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, Espaço Cultural

Ingresso: Gratuito 

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br