ter
16
abr
2024

Dona Inês

O Circulandô está de volta para uma edição histórica na cidade de Dona Inês, distante 144 km de João Pessoa, na região do Brejo paraibano. O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio do Centro Estadual de Arte da Paraíba, que leva ações artísticas e culturais como oficinas, apresentações e sessões de cinema para cidades fora da capital paraibana, onde estão as duas Unidades do Cearte-PB. A ação acontecerá nesta sexta-feira (19), sábado (20) e domingo (21), com programação de oficinas, apresentações culturais, debates e mostra de filmes.

A coordenadora do Circulandô, Rosiany da Silva, que também coordena o setor administrativo do Cearte-PB, celebrou a retomada e o legado do projeto: “Estamos retomando esse Projeto provocador das trocas artísticas que é o Circulandô. Assumimos o Circulandô na sua 29ª edição com muito respeito e carinho por essa história, que representa uma ponte que o Cearte-PB construiu com o interior do Estado. Seguiremos esse legado recomeçando por Dona Inês e já estamos preparando a 30ª edição em São Miguel de Taipu”, destacou Rosiany.

Parceiro local da realização do 29º Circulandô, o município de Dona Inês tomou a iniciativa de procurar o Centro Estadual de Arte para propor ações conjuntas e surgiu a ideia de produzir uma edição do projeto na cidade. “A vinda do Circulandô para Dona Inês foi pensada quando a Secretaria ficou sabendo desse projeto, e a articulação aconteceu através de Laura Moreno, diretora do Cearte-PB, que já conhecia nossa cidade pela participação no Festival de Inverno do ano passado”, revelou Josenildo Fernandes da Silva, atual secretário de Cultura e Turismo de Dona Inês.

Laura Moreno, diretora do Cearte-PB e umas das principais intermediadoras para viabilizar a edição do Circulandô em Dona Inês, também comemorou as articulações que resultaram no retorno da iniciativa. “O Centro Estadual de Arte está muito feliz porque a 29ª edição do Circulandô será em Dona Inês, visto que é o resultado do nosso contato através de um trabalho já realizado pela direção, que levou oficinas de Dança e de Teatro no Festival de Inverno de Dona Inês em 2023. Resultado disso é que fomos de volta procurados para realizar a abertura das nossas edições que estavam paradas desde 2020. A propósito, me sinto muito honrada pelo Cearte-PB colaborar para fortalecimento da Arte e da Cultura deste município paraibano, este lugar de muito talento, como é o caso do artista visual da comunidade quilombola Cruz da Menina, o escultor Sergio Teofilo, e também pelo nome dessa cidade, que é o resultado de uma história de amor”, detalhou a gestora do Cearte-PB.

Programação – A 29ª edição do Circulandô conta com uma programação extensa de atividades e ações artísticas e culturais, tendo como carro-chefe as oficinas temáticas, selecionadas de modo a contemplar demandas da própria comunidade de Dona Inês.

Haverá oficinas de Cinema de Bolso, Artesanato, Acordeón, Dança Contemporânea e Teatro de Bonecos, abrangendo cinco das seis áreas artísticas do Centro de Arte. Além delas, serão promovidos debates, apresentações artísticas e exibição de filmes, tudo gratuito e aberto ao público.

Cine Cirulandô – Incluso na programação do evento, o Cine Circulandô é um projeto de exibição voltado para a formação de público de cinema no estado da Paraíba. Realizado em praças públicas, ele cumpre a função de incluir o interior paraibano no circuito de exibição independente, principalmente em cidades que não contam com festivais e salas de cinema.

Expectativa – O secretário de Juventude e Turismo de Dona Inês enfatizou que a expectativa para a 29ª edição do Circulandô é a melhor possível. “A expectativa da gente é muito boa acerca das oficinas e da programação do evento como um todo, pois colocamos algumas necessidades da população e esperamos que elas sejam correspondidas e que possamos ofertar à comunidade de Dona Inês novos conhecimentos nas diversas áreas de saber que o Cearte-PB está trazendo para nosso município através das ações do Circulandô”, concluiu Josenildo Silva.

A 29ª edição do Circulandô é uma realização do Centro Estadual de Arte da Paraíba em parceria com a Prefeitura Municipal de Dona Inês, através da Secretaria de Cultura e Turismo.

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br