dom
17
ago
2014

Porta voz do Governo RC põe em xeque números de pesquisa que apontam Cássio em 1º

O Secretário do Comunicação do Governo da Paraíba e porta voz do governador Ricardo Coutinho, o jornalista Luís Tôrres, usou as redes sociais na manhã deste sábado (16) para colocar em xeque a veracidade dos números da pesquisa IPESP, divulgados nesta manhã pelo Jornal da Paraíba.

Os números, além de não totalizarem a soma de 100%, conforme o porta voz, ainda colocam o governador Ricardo Coutinho como derrotado em João Pessoa, o que para o secretário seria algo inacreditável: “Ricardo Coutinho perdendo em João Pessoa. Alguém pode acreditar nisso?”, postou.

Torres ainda reclama da falta de cuidado e de zelo do instituto, que não totalizou100% na soma de todas as porcentagens e diz que é impossível dar crédito a uma pesquisa com falhas estampadas.

CONFIRA A POSTAGEM NA ÍNTEGRA

SEM CUIDADO? PESQUISA IPESP NÃO FECHA NOS CEM

Alguém percebeu que a soma dos números da pesquisa IPESP, estampada na capa de jornal, dá 99%? Falta de cuidado? De arredondamento dos números? Fizeram de qualquer jeito? Impossível dar crédito a quem fez uma pesquisa sem o mínimo de zelo e que “arrendonda” as coisas como se estivesse vendendo amendoim em beira de praia.
Menos zelo do que isso é apresentar um resultado por município, João Pessoa e Campina Grande, e não expor a quantidade de eleitores ouvidos em cada uma das cidades.
Porque dependendo da quantidade de entrevistados em um e outro município a margem de erro, nestes dois casos, seria muito superior a 2,6%.
O resultado, portanto, só poderia ser o menos crível possível: Ricardo Coutinho perdendo em João Pessoa. Alguém pode acreditar nisso?

Os pessoenses, assim como tantos e tantos paraibanos, sabem exatamente o que foi feito nesta cidade e o que não foi feito e quem fez e quem deixou de fazer. Em 2010, mesmo método permitia que José Maranhão aparecesse nas pesquisas ganhando em Campina Grande e em João Pessoa.

Francamente. Ainda bem que existe o dia da eleição. E que o povo ainda pode votar.
Quem trabalha merece.


OS NÚMEROS
Os números apontam liderança do candidato da coligação A Vontade do Povo, encabeçada pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB), com 48% das intenções de voto, seguido pelo atual governador Ricardo Coutinho, da Coligação A Força do Trabalho, com 25%.
Em terceiro, figura o senador Vital do Rêgo Filho (PMDB), com 3%, e o Major Fábio (Pros), com 1%.
Os demais postulantes – Antonio Radical (PSTU) e Tárcio Teixeira (PSOL) – ficaram abaixo de 1%.
Brancos/nulos 8% dos entrevistados. Não sabe/não respondeu 14%.
Foram entrevistadas 1.500 pessoas entre os dias 7 e 9 de agosto. A margem de erro é de 2.6 pontos percentuais – para mais ou para menos . A pesquisa foi registrada no TRE.

PB Agora


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br