dom
07
set
2014

Vital aproveita debate no Sertão para falar de propostas para saúde, educação e cultura.

Ao participar de mais um debate neste sábado (06), transmitido pela Rádio Espinharas de Patos, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), candidato ao governo do Estado pela Coligação Renovação de Verdade, voltou a apresentar algumas de suas propostas para mudar os rumos da Paraíba, nas áreas de saúde, educação, segurança pública, recursos hídricos, turismo, cultura e infraestrutura.

No campo da educação, Vital garantiu que não irá permitir o fechamento de escolas como fez o governo atual; nem aceitar a falta de diálogo com os professores. Com a experiência de quem foi o Relator no Senado do Plano Nacional de Educação (PNE), Vital reafirmou o seu compromisso de pagar o piso nacional aos professores. “Eu não vou permitir na educação tirar gratificações que são conquistas dos professores. A nossa educação será a da nova escola média que  formará o aluno para o mercado” garantiu.

Vital também garantiu acabar com as fronteiras entre o ensino teórico e o ensino profissionalizante. A proposta do senador é formar o aluno para o futuro, criando os meios que facilitem o seu ingresso dos jovens no mercado de trabalho. Ainda debatendo sobre esse tema, Vital se comprometeu em lutar para trazer o ensino a distância para qualificar os professores tendo na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), como o grande elo de qualificação dos educadores. O peemedebista garantiu ainda que vai aplicar o PNE na Paraíba, valorizando os professores e oferendo escolas em tempo integral.

Em relação a saúde, Vital reafirmou o seu compromisso em implantar o Hospital de Trauma do Sertão e disse que acabar com a terceirização do setor que tem gerado transtornos a população. Ele lamentou que a maternidade e os hospitais cidade ainda funcionem  de forma precária e sem profissionais suficientes para atender a demanda.

“Quero ser governador para restaurar completamente o equivocado sistema de saúde pública que atende Patos. Nós não vamos permitir que essa terceirização criminosa que acaba a nossa maternidade e que não dialoga com os nossos médicos possa continuar acontecendo” garantiu.

Citando o seu plano de Estado, Vital falou de seus projetos de ampliar as ações de cultura e citou como exemplo, a construção do Teatro Municipal de Patos, fruto da ação do peemedebista e do deputado federal Hugo Mota. Ele também fez referência a reforma do Teatro Municipal Severino Cabral em Campina Grande que teve a sua participação decisiva. “Educação e cultura para mim devem permanecer unidas. Ampliar os espaços são fundamentais para valorizar as nossa vocações culturais. Lamentavelmente, hoje nós temos um baixo investimento na cultura” disse. Com a proposta de ampliar o setor, Vital garantiu investir pelo menos R$ 20 milhões por ano para que os projetos culturais sejam viabilizados.

O senador também garantiu empenho no sentido assegurar a construção da segunda etapa do Canal do Franco; o Teatro Municipal, da duplicação da BR 230 no trecho entre Campina Grande até Cajazeiras, já inserida no Plano de Aceleração e Desenvolvimento (PAC 03); da Vila Olímpica e o aeroporto Regional da cidade. Segundo Vital, Patos vai ser a primeira cidade do interior do Nordeste contemplada no pacto dos aeroportos. Ele também fez referência ao deputado Hugo Mota (PMDB-PB), como um dos responsáveis pela realização dessas obras.

“Todos os projetos de Patos que versam sobre infraestrutura e desenvolvimento nessa macro região, eu estou presente e operando. Se fez como senador, farei ainda mais como governador” disse.

Na área de recursos hídricos, Vital reafirmou o sem empenho para a construção do Canal do Sertão e a construção da Barragem do Espinho Branco já incluída no Plano de Aceleração e Crescimento (PAC 3). Sonhada há 50 anos, a Barragem segundo Vital, vai regularizar a questão do abastecimento em Patos e Pombal. ‘É uma obra esperada desde o governo de Getúlio Vargas e nós vamos fazer” disse.

Vital também fez questão de destacar as obras do governo do PMDB de José Maranhão da Morada do Sol como a construção da adutora de Coremas Sabugi que resolveu o problema de abastecimento de água e garantiu a segurança hídrica no município entre outras obras como o Rodoshopp e a maternidade local. “São obras iniciadas pelo governo do PMDB. Por isso eu tenho convicção de que Patos também saberá reconhecer o esforço do ex-governador e candidato ao Senado José Maranhão” observou.

Ainda durante o debate, o pemedebista enfatizou que a sua candidatura representa a aliança com a presidente Dilma Rousseff (PT), e vai resultar na ampliação dos revolucionários programas sociais que levaram esperança e oportunidades de vida para centenas de paraibanos.

“Quero dizer que represento uma ampla aliança nacional que tem a presidente Dilma Rousseff  Rousseff a minha candidatura e com ela vou  ampliar o Bolsa Família, o Brasil Carinhoso o Pronatec, o Minha Casa Minha Vida já na versão ampliada para o homem do campo”, afirmou.

Assessoria


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br