ter
02
dez
2014

“Ou o Brasil toma banho agora, removendo a sujeira secular, ou não vai ser passado a limpo nunca”

Sitônio PintoOtávio Sitônio

O pior do escândalo da Petrobras é que ele não é a exceção, mas a regra. Seria muita inocência se pensar que as falcatruas da maior empresa brasileira, alvo de investigações, são as únicas irregularidades entre as partes contratantes das grandes negociatas. Todo mundo sabe que o jabaculê é um procedimento padrão dos contratos brasileiros, e o jabaculê da Petrobras, que escandaliza o País, não é o único.

E o resto? A história dos contratos anteriores? E as licitações ganhas para as obras e serviços diversos, por essas e aquelas empresas? Porque a oposição não denuncia? Porque o senador Aesso Never, fiscal do governo, não bota o bocão no trombone? É preciso que a devassa iniciada com a Petrobras tenha continuidade, e se faça uma pesquisa profunda nas relações das empresas com o Estado brasileiro. Nunca mais se falou na CPI das Empreiteiras.

Quem calou a boca dos parlamentares que falavam na CPI das Empreiteiras? O momento é oportuno para se voltar ao tema. É preciso investigar as licitações das construções das estradas, das hidrelétricas, dos portos e dos aeroportos, dos hospitais, das edificações, dos serviços terceirizados. Quem financiou até agora as campanhas políticas? Como funciona o caixa dois dos partidos? E os gestores ricos, como enriqueceram? Eis o ralo do esgoto por onde se escoa o tributo pago pelo povo.

Ouvi dizer que depois dessa fase da Petrobras, virá o mega escândalo de uma mega empreiteira. Que virá um pacote tratando só dela, dos contratos da mega construtora com a Petrobras, que até agora não vieram a lume. Não se devem investigar apenas os contratos bichados, denunciados, as licitações ganhas pelo sortilégio das comissões obesas; mas todos os contratos, pois a praxe das comissões contamina tudo o que as empresas brasileiras realizaram para o poder público.

Os políticos e gestores que se consideram honestos devem ser os primeiros a exigir essa providência saneadora, para que se estabeleça um diferencial entre eles e aqueles. O pacote que está para ser aberto, envolvendo a não dita mega empresa com a Petrobras, é o maior dos embrulhos vistos até agora. Não me pergunte o nome que eu não sei, isso é bulha de cachorro grande, de dog alemão pra lá. Hotweiller não entra.

Ou o Brasil toma banho agora, removendo a sujeira secular, ou não vai ser passado a limpo nunca. Mas é muito difícil que a lavagem de roupa aconteça, pois envolve os cartolas da política brasileira. Quem vai botar o chocalho no gato? Uma vez ouvi um gestor dizer que “o nosso lobe é o maior do Congresso”. O “nosso” a que ele se referia era o lobe das empreiteiras e das mineradoras. Não sei mais quem disse, não gravo o nome dessa gente, não tenho mandato popular.

O candidato à presidência inconformado com a derrota tem mandato de senador, e devia jogar a sujeira no ventilador. Ele tem a retaguarda de uma grande bancada para lhe fazer coro, até para dar início a impeachment. Eu não sou nem suplente de vereador, nem quero ser. Aqui pra nós, já me ofereceram deputância, mas não tenho sotaque de deputado. Nem sequer transponho os umbrais de ambiente político. Ninguém me vê em palácios, câmaras, assembleias.

O que é política? Dizia um avoengo meu que política é uma cabra que pariu três cabritos, mas as cabras só têm dois peitos. Assim, ficam dois cabritos mamando e um berrando. Hoje, esse fenômeno se chama alternância no poder. É mais ou menos o que se vê no Escândalo Brasil. Alguns cabritos estão mamando, outros berrando a delação premiada. Uma tampinha de refrigerante premiada com muitos bilhões.

*Jornalista, escritor, poeta, ensaísta, publicitário e membro do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, da Academia Paraibana de Letras e da Academia de Letras e Artes do Nordeste.


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br