dom
07
dez
2014

DSC03808
Ex-secretária denuncia transtornos de agricultores com  atraso do Garantia Safra

Agricultores de Princesa Isabel atingidos pela seca em 2013 e este ano estão prejudicados com o atraso no pagamento do Garantia Safra.

A denúncia é da ex-sindicalista rural e ex-secretária municipal da Agricultura, Nininha Lucena.

“Os agricultores agendaram inúmeros compromissos com o benefício, que não chegou e tem gerado problemas para todos”, relatou.

Segundo ela, o pagamento do benefício aos agricultores familiares que sofreram perda de safra em razão da estiagem deveria ter sido efeutado em novembro, de acordo com o calendário da Caixa Econômica Federal.

Nininha acredita que o atraso ocorreu por conta de falha da Prefeitura de Princesa Isabel, a quem cobra explicações sobre o problema.

“É obrigação do prefeito Dominguinhos ou do secretário municipal José Ivonildo (Meio Ambiente e Agricultura) oferecer uma justificativa aceitável para o atraso, uma vez que as centenas de agricultores que aderiram que ao programa e pagaram tudo certinho  ainda não receberam o benefício do programa do governo federal”, afirmou.

O programa O Garantia Safra é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), executada em conjunto com agricultores familiares, prefeitura e governo do Estado, para atender famílias agricultoras que tiveram perda de sua produção agrícola de no mínimo 50%, provocada por conta da seca, excesso de chuvas e, ainda, outros fatores.


  Compartilhe por aí: 1 Comentário

Uma resposta para “Agricultores de Princesa Isabel sofrem com atraso no pagamento do Garantia Safra, diz ex-sindicalista”

  1. Colega Nininha Lucena, anda mal informada sobre o Programa Garantia Safra, também não pisa nas reuniões do CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável). Sim, meu nome é José Ivonildo, o qual vocês inverteram. O último pagamento do Safra 2012/2013 (das 5 parcelas), foi pago em maio deste ano.O 2013/2014, além de Princesa, eu também estou querendo saber onde foi que o Governo pagou. O de 2014, a exemplo de Tavares, São José, Manaira, Água Branca, só sairá se o Governo Federal tiver misericórdia dos agricultores, porque choveu quase 1000 milímetros em Princesa e vizinhança, e os agricultores, que são pessoas honestas e verdadeiras, informaram ao técnico, vistoriador dos Laudos Técnicos, da EMATER, que produziram satisfotoriamente. AFINAL É CRITÉRIO SÓ PAGAR SE HOUVER PERDA DA SAFRA ACIMA DE 50%, todos sabem. Estamos aguardando os Boletos, dos inscritos recentemente, pois a lista já foi homologada pelo Conselho e remetida ao MDA. Se o Município não tivesse quitado os Aportes Municipais, isso seria impossível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br