sáb
10
jan
2015

Oportunidades estão distribuídas em 261 cursos nas universidades públicas do Estado. As inscrições vão do próximo dia 19 até as 23h59 do dia 22

As quatro universidades públicas da Paraíba vão ofertar 14.885 vagas em 261 cursos através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o primeiro semestre de 2015. Para se inscrever no Sisu, o concorrente deve usar o número da inscrição e a senha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passado. A nota do Enem 2014 será divulgada na próxima terça-feira no site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de acordo com o Ministério da Educação (MEC). As inscrições do Sisu vão do próximo dia 19 até as 23h59 do dia 22. Os resultados serão divulgados no dia 26.

São duas opções de curso para cada candidato, sendo definidas por ordem de preferência no sistema. É permitido modificar as decisões até o último momento de registro no Sisu.

Há, ainda, as modalidades de concorrência disponíveis para os candidatos, que podem ser da Lei de Cotas (políticas de ações afirmativas) ou da ampla concorrência. A matrícula dos aprovados na chamada regular deve ser feita na instituição para a qual foram selecionados, nos dias 30 de janeiro, 2 e 3 de fevereiro, conforme Edital do Sisu 2015.

Conforme o coordenador de escolaridade da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Wandemberg Gonçalves, a universidade já oferece, neste primeiro momento, as 7.480 vagas de 113 cursos destinadas aos dois semestres de 2015.

Os cursos são dos campi de Bananeiras, Areia, Rio Tinto, Mamanguape, João Pessoa e as unidades acadêmicas de Santa Rita e Mangabeira. “Os únicos cursos que não estão no Sisu são os de Música, Teatro e Dança, que exigem a nota do Enem mais uma prova de habilitação específica”, salientou.

Já a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) oferta 4.755 vagas dos 75 cursos para o ano letivo, sendo 3.015 vagas de 67 cursos apenas para o primeiro semestre. Entre eles estão os de Sociologia, Administração, Enfermagem, Medicina, Engenharias Elétrica e Civil. Os cursos são dos campi de Campina Grande, Patos, Pombal, Sousa, Cajazeiras, Cuité e Sumé.

O IFPB vai oferecer 1.180 vagas em 33 cursos nas modalidades licenciatura, bacharelado e tecnologia, distribuídos nos campi de Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Sousa e Princesa Isabel. Já a UEPB disponibiliza 3.210 vagas em 46 cursos de graduação e dois cursos técnicos em Campina Grande, Lagoa Seca, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro, Patos e Araruna.

A candidata Bruna Araújo irá se inscrever no Sisu para concorrer a uma vaga no curso de Direito da UFPB. A candidata contou que o Enem foi “tranquilo”, pois havia feito o exame em 2012 e 2013 por experiência. “Posso tentar ver em qual posição eu vou ficar com base na média. Nas minhas duas opções eu vou tentar os cursos de Direito no Campus I da UFPB e o de Santa Rita, são as únicas que tenho interesse”, pontuou.

Na última quinta-feira, o Ministério da Educação (MEC) divulgou que no país são 205.514 vagas em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de ensino. A expectativa do MEC é que a consulta detalhada aos cursos esteja disponível a partir de segunda-feira.

Jornal da Paraíba


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br