qua
02
set
2015

Registrando a realização de eventos comemorativos à Semana Mundial da Água (23 a 29 de agosto), o deputado federal Luiz Couto (PT) fez pronunciamento na Câmara Federal para enfatizar a necessidade de adoção de uma pauta positiva na Câmara e citou como exemplo o uso racional, com economia e a preservação da água no mundo. A escassez do recurso no planeta foi um aspecto ressaltado pelo deputado paraibano, que nasceu e vive em uma região castigada pela estiagem e que vê na Transposição de Águas do Rio São Francisco uma alternativa para a sobrevivência mais digna.

"Umas das soluções no Nordeste começou a surtir efeito, em agosto, quando nossa presidenta Dilma Rousseff inaugurou a primeira estação de bombeamento do eixo norte da transposição das águas do Rio São Francisco. Por essa estação, a água vai percorrer cerca de 46 quilômetros até chegar aos reservatórios Terra Nova e Tucutu, localizados em Cabrobó, no sertão pernambucano. Mas, esta obra não impedirá de todos nos nordestinos conscientizarmos sobre a absoluta importância de racionalizar o consumo de água em nosso dia-a-dia", disse Couto.

Ele comentou que a problemática da água, apesar de velha conhecida do Nordeste, preocupa em todos os locais do planeta. É que segundo informações da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), a escassez de água afetará dois terços da população mundial em 2050 devido ao uso excessivo de recursos hídricos para a produção de alimentos. Esta informação encontra-se no relatório "Rumo a um futuro com segurança hídrica e alimentar", feito pela FAO e apresentado no segundo dia do 7º Fórum Mundial da Água (FMA), que ocorreu na Coreia do Sul. Atualmente, cerca de 40% da população do planeta sofrem com a escassez de água, uma proporção que aumentará até dois terços em 2050.

Em seu discurso, o parlamentar fez um apelo para que a Câmara dos Deputados "deixe de lado o revanchismo e o golpismo" e crie uma pauta da vida, da união e do esforço concentrado para prevenir a destruição da vida humano através da escassez da água. "Clamo a todos os parlamentares, autoridades públicas, setores públicos e privados e a sociedade civil a lutar pelo maior bem da vida nossa água. E assim, sugiro que além de racionarmos com mais frequência, debatermos com mais agilidade a eficiente solução para nossa população mundial".

Assessoria


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br