qui
01
out
2015

DSC02667
‘Feita de ferro e flor’, Dayne é mais uma mulher princesense guerreira e vencedora

Antes de ser um exemplo de sucesso profissional, a trajetória de Maria Dayane Lima da Silva, de 22 anos, mãe de Sophia Lara, de apenas nove meses, é mais uma história de ousadia para se firmar na profissão antes exercida apenas por homens, sem ser preciso deixar de lado a ternura e a feminilidade.

Apesar da profissão antes ser exclusivamente masculina, o ditado de que “filho de peixe, peixinho é”, vale para Dayane, filha do serralheiro Damião Ramiro, o Damião Tampinha, 45 anos, que começou na profissão com apenas sete anos como soldador.

A paixão pela profissão do pai começou cedo, aos 14 anos de idade, após perder o trabalho numa lanchonete local. “A necessidade de trabalhar, de ajudar em casa e ter meu próprio dinheiro para poder comprar minhas coisas me levou à profissão, um mundo do qual já fazia parte”, conta.

No começo, as mãos delicadas começaram a se dividir entre os estudos e a confecção de consoles, churrasqueiras, porta-bíblias e outros artefatos metálicos de uso doméstico. Em 2010, mudou-se para Brasília e, de volta a Princesa Isabel, em maio deste ano, reassumiu a profissão não por falta de opção, mas por paixão.

Hoje, ela comanda com o pai e o irmão Francisco Daniel, estudante de 15 anos, a serralheria que é líder e referência regional na produção de portões, esquadrias, portas e janelas de metal, entre outros produtos de acabamento no setor de construção civil.

“Dayane faz tudo: realiza compras, carrega e descarrega  material, corta, dobra, solda, esmerilha, fura e monta barras, tubos, chapas e perfis metálicos, com capricho e cuidado, o que me deixa muito orgulhoso dela, demais até”, conta o pai.

Profissões como a de Dayne ainda sofrem preconceito, mas reserva mais surpresas agradáveis. “Tem clientes que quando me veem tirar a máscara de proteção perguntam se sou mulher mesmo, mas a maioria me parabeniza”, relata.

“Faço tudo com delicadeza e atenção, procuro realizar o melhor, para oferecer qualidade e, acima de tudo, mostrar que a mulher tem competência para trabalhar em qualquer área”, diz.

Ver seu trabalho remunerado, reconhecido, valorizado e elogiado não acabou com o sonho da serralheira. “Sou feliz, faço o que gosto, amo minha profissão, mas quero estudar, ir além do ensino médio completo que já concluí e fazer um curso superior”.

A rotina de trabalho de segunda a sexta não a impede do contato diário permanente para ver e abraçar a filha. “Minha mãe Cideleide traz Sophia à serralharia quatro, cinco vezes ou até mais por dia. Ela, mesmo bebê, já se acostumou com o ambiente”, comenta.

Durante a semana, Dayene ainda cuida da casa própria, cozinha, lava e passa roupa e faz faxina para dedicar o descanso de fim de semana aos cuidados da filha. Claro que sobra tempo para reforçar o cuidado com a imagem, como ajeitar  cabelos e unhas, entre outros tratos pessoais.

“Todo trabalho é digno, mas é preciso ter coragem, romper barreiras, superar preconceitos e fazer o melhor para chegar à frente. Eu estou aqui pra dizer, com humildade e firmeza, que é o mundo é de todos nós, mulheres e homens, sem diferenças”, define.

DSC02727

 

DSC02652

 

DSC02651

 

DSC02656

 

DSC02660

 

DSC02681

 

DSC02702

 

DSC02686

 

 

DSC02714

 

DSC02730

 

DSC02740

 

DSC02737

 

DSC02735

 

DSC02747


  Compartilhe por aí: 25 Comentários

25 respostas para “Princesense trabalha há 8 anos como serralheira e supera limites com pioneirismo”

  1. Heyglison disse:

    Vencedora!!! Um exemplo para os marmanjos de plantão. Parabéns Dayane, como diz o poeta: Honestidade não é virtude, é obrigação

  2. Sônia Nunes disse:

    Parabéns, VC mostra a FORÇA da mulher!!!
    TUDO que vc é capaz de planejar, é capaz de realizar!!! Vc é um belo exemplo!!!

  3. Marquinhos de veri disse:

    Filha e Pai íntegros. Família que tenho muito apreço.

  4. Medeiros Lima disse:

    Um exemplo a ser seguido. Uma vez que há muitas meninas vendendo o seu corpo a procura de dinheiro fácil!!! Como sempre… mulheres qubrando barreira!!

  5. BETE disse:

    Mulher mulher, sim senhor. Eita princesense de fibra. Parabéns,jovem!

  6. Barnadete disse:

    Se tivesse na prefeitura, coitada… Valeu, meu parabéms

  7. VERA disse:

    ISSO É QUE É MULHER DE VERDADE. MEUS PARABÉNS, VOCÊ FAZ ACONTECER, NÃO ESPERA CARGOS PÚBLICOS POR INDICAÇÃO POLÍTICA. NÓS, MULHERES, PRECISAMOS DO EXEMPLO DE PESSOAS COMO VOCÊ, DAYANE.

  8. VILMA disse:

    PARABÉNS, CONTERRÂNEA GUERREIRA!

  9. Marcos disse:

    Gente, vamos aplaudir esse exemplo.

  10. Leda Maria disse:

    algumas mulheres deve pegar o exemplo dela e não ficar esperando emprego de político e ficar com salários atrazados.

  11. Leda Maria disse:

    Muito bom, meus parabéns para essa mulher corajosa

  12. que exemplo bonito de mulher trabalhadora

  13. Parabéns,Dayane, mulher de fibra! Menina meiga, atenciosa e gentil.
    Lembro-me muito bem de sua extrema dedicação aos estudos!
    Um belo exemplo para os jovens de hoje!

  14. NATHÁLIA disse:

    Mulher de coragem, honesta, trabalhadora, vence pela competência e determinação. sinto-me orgulhosa demais de você. que Deus te proteja e ilumine seus passos.

  15. Eduarda disse:

    vc é um símbolo da mulher de Princesa isabel, meus parabens

  16. Neide disse:

    Que belo exemplo, inclusive para ‘patricinhas’ e protegidas de políticos sujos e corruptos. Ela venceu porque tem coragem para trabalhar e só quer a ajuda de Deus, que é maior que todos.

  17. Helismar disse:

    Parabéns, São exemplos assim.que.precisamos para nossa cidade, felicidades para Dayne e seus familiares.

  18. José Adeildo Carlos disse:

    PARABÉM JOSÉ DUARTE PELA A REPORTAGEM, E DAYANE PÊLO EXEMPLO DE VIDA, MUITO SUCESSO.

  19. BJERRON disse:

    Quero parabenizar essa garota e também o nosso querido José Duarte pela excelente matéria.

  20. luiz raimundo disse:

    parabéns a vc por ter coragem de trabalhar com muito carinho conhece seu trabalho e sou um admirador e parabenize seu pai pela tamanha educação com vc e irmão parabéns de coração amigo e vizinho tampinha vc é um exemplo na nossa sociedade sou seu admirador faz tempo.só não vou falar mais por que faltou palavras ao seu nível.

  21. CARLA disse:

    DAYANE É TAMPA!!!! PARABÉNS, VC É ORGULHO E EXEMPLO PARA TODAS NÓS

  22. CARLOS disse:

    Terra de mulher de fibra. Parabéns a jovem.

  23. HELENA disse:

    GRANDE REPORTAGEM, PARABÉNS, JOSÉ.

  24. José Duarte Lima, grande jornalista, parabéns em dose dupla, pelo aniversário e pela excelente matéria, que é completa em tudo: foco, texto, fotografia e relevância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br