ter
06
out
2015

Eis dois nomes que podem ser candidatos da esquerda à Presidência da República na próxima eleição

OTÁVIO SITÔNIOOtávio Sitônio Pinto

Quando eu era jovem conseguia fazer (já fui jovem, faz muito tempo, mas já fui), eu conseguia fazer uma crônica de quarenta linhas em quarenta minutos. E era na máquina do Padre Azevedo (Francisco João de Azevedo), uma Olivetti Studio 44, que equipava a sala de redação d’A União. É melhor explicar aos jovens o que é uma Olivetti, pode ser que você seja um jovem e não quero criar dificuldades para os leitores. Trata-se de uma máquina de datilografia, equipamento inventado pelo padre paraibano Azevedo. Antigamente havia uma escola de datilografia com o seu nome, lá na rua Duque de Caxias. Não sei se ainda há alguma coisa com o seu nome na terra dos caranguejos.

Eu preferia escrever a crônica na redação, pois tinha os colegas para me dar assunto e tirar minhas dúvidas de ortografia. A sala era anônima, depois ganhou o nome de Natanael Alves, depois o de Luiz Augusto Crispim. Já escrevi algumas vezes sobre essa mudança; voltarei ao assunto. Nunca é demais falar sobre isso.

Hoje, “todo tempo quanto houver para mim é pouco, pra dançar com meu benzinho numa sala de reboco”, diz o baião de Luís Gonzaga. Presumo que reboco deve ser o do chão, e não da parede, pois o reboco no chão irá proporcionar mais conforto aos dançarinos, e não encherá de terra as alpercatas (do árabe al-bragat). Nunca aprendi a dançar, nem a tocar, sequer a cantar. Hoje, “todo tempo quanto houver pra mim é pouco”.

Rosângela do Partido Comunista, diretora de Agitação e Propaganda, nunca me ensinou a dançar. Eu era seu ordenança. Semana passada me lembrei muito dela, todos os dias me lembro de Ro. Mas a nomeação do camarada Aldo Rebelo para Ministro da Defesa me fez me lembrar especialmente de Ro. Como ela gostaria de ver, de saber o camarada Aldo no cargo de Ministro da Defesa! Parece incrível, inacreditável. Mais ainda o fato do camarada ter sido indicado pelos oficiais generais brasileiros, isto é, pelos generais, almirantes e brigadeiros.

A indicação se deu no primeiro governo Lula, quando o camarada presidente estava compondo seu primeiro ministério. Mas Lula não quis se arriscar a nomeá-lo, para evitar a insatisfação dos oficias generais norte-americanos com um comunista brasileiro no Ministério da Defesa. Parecia uma provocação. É muita areia pra meu caminhão – poderia dizer algum general americano. E o camarada Rebelo não foi nomeado. Aproveitaram o comunista (agora, completaram-se os 40 minutos que aludi no começo do texto), aproveitaram o comunista em cargos mais leves, como o de Ministro dos Esportes e Ministro da Ciência e Tecnologia).

Aldo Rebelo é jornalista e deputado federal há vários mandatos. Deputado por SP e pelo PC. Não é fácil ser eleito deputado federal por um estado como São Paulo, muito menos pelo Partido Comunista, como Jandira Feghali é pelo Rio, também há vários mandatos. Eis dois nomes que podem ser candidatos da esquerda à Presidência da República na próxima eleição, como alternativa a uma candidatura do PT – que elegeu os quatro derradeiros presidentes com apoio do PCdoB. Se for para substituir Dona Dilma por outra mulher, taí Jandira. Se for por um homem, o nome é Rebelo. Acho que os generais sabem o significado desse nome, mas não se assustaram com sua semântica.

O Partido Comunista está para o dos Trabalhadores como eu estava para Rosângela, era seu escudeiro. Mas o PC já pode e já deve ser melhor aproveitado pelos trabalhadores, principalmente no pós-crise. Pois o PC está sem desgaste, nada foi apontado contra ele e seus membros. Quem sabe os oficiais generais não indicam Aldo para presidente (em uma hora, cheguei à linha 38. Parece paranoia, não é? Mas é velhice mesmo). Os generais indicaram Aldo para ministro pelo seu preparo em assuntos estratégicos nacionais e mesmo internacionais. E até interespaciais. Ele tem um jeitão de ET, você não acha?

*Jornalista, escritor, poeta, ensaísta, publicitário e membro do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, da Academia Paraibana de Letras e da Academia de Letras e Artes do Nordeste.


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br