sáb
10
out
2015

https://gallery.mailchimp.com/8a6ee9a201bdb5c05e30ddafd/images/8d597481-7ebb-4713-93a7-152acc7b2116.jpg

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino, participou ontem (9) do Seminário Nacional sobre Ciência, Tecnologia, Inovação e Financiamento Público da Educação promovido pela recém-criada Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). O evento aconteceu no Centro de Convenções de João Pessoa e contou com a presença de deputados e autoridades de todo o país.

Na abertura do seminário, o deputado paraibano Ricardo Barbosa assumiu a presidência da nova secretaria da Unale. “A Assembleia Legislativa da Paraíba tem participação ativa na Unale. Nós sempre debatemos temas de interesse público e agora passamos a ter um representante no Conselho Nacional de Educação que vai dialogar a partir de políticas públicas para o Brasil”, comentou o presidente da ALPB, Adriano Galdino.

O deputado Ricardo Barbosa afirmou estar preparado para cumprir o seu papel à frente da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia da Unale. "A educação é a base, sem a qual não se vai a lugar algum. A estagnação educacional é o nosso mais doloroso entrave. Vamos desafiá-la, vamos exigir mais atenção, cobrar compromissos efetivos para a educação, para a ciência, para a tecnologia. E, sob seus efeitos, seremos um país grandioso", declarou o parlamentar.

Para o presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, deputado Sandro Locutor (ES), a criação da Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia é uma prioridade da atual gestão da Unale e a Paraíba está bem representada, tanto pelo deputado Ricardo Barbosa, quanto pela cidade de Campina Grande, que se destaca como pólo tecnológico nacional. “A Unale, que representa os 1.059 deputados estaduais do Brasil, tem a educação, a ciência e a tecnologia como uma das principais metas para serem discutidas junto ao Congresso Nacional para que possamos melhorar as condições da educação no país", destacou.

Sandro Locutor ainda parabenizou o Poder Legislativo da Paraíba por ser atuante na Unale com as representações do deputado João Gonçalves na 2ª vice-presidência do orgão; a deputada Estela Bezerra, na vice-presidência da Secretaria das Mulheres; além do deputado Raniery Paulino, no Conselho Deliberativo.

O secretário da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia do Estado, João Azevedo, representou o governador Ricardo Coutinho no evento e fez um relato sobre as ações do Governo da Paraíba sobre tecnologia da informação. O gestor lembrou que a Paraíba se prepara para sediar o “Internet Governance Forum (IGF)”, da Organização das Nações Unidas, que contará com delegações de 130 países, entre os dias 9 e 13 de novembro. "Na 10ª edição do evento, que vai discutir a nova forma de fazer gestão na Internet, a ‘Carta da Paraíba’ será uma das cartas mais importantes em torno desse processo de discussão", comentou.

O deputado Buba Germano, presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desportos, da ALPB, foi um dos palestrantes no painel Financiamento Público da Educação. "Um das principais preocupações hoje é o desequilíbrio entre o crescimento do piso salarial dos professores e o desequilíbrio da receita do Fundeb – Fundo de Desenvolvimento da Educação Bácia – A legislação hoje prevê 60% dos gastos do Fundeb com pessoal, mas a média nos municípios já é quase 80%. Os deputados estaduais precisam debater sobre o tema", destacou.

O deputado Gervásio Maia Filho acredita que a educação ainda é um grande impasse na vida dos brasileiros. "Para que se tenha o fortalecimento da educação em nosso país é preciso que se tenha investimento e planejamento", pontuou.

O Seminário envolveu dois painéis sobre o Plano Nacional de Educação e ainda Inclusão Digital e Governança da Internet no Brasil. A senadora Fátima Bezerra abriu o painel Educação, que também teve explanação do secretário de Estado da Educação da Paraíba, Aléssio Trindade. O painel sobre Ciência e Tecnologia teve palestras da Secretária Executiva da Ciência, Tecnologia e Inovação, Francilene Procópio, e do presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq), Cláudio Furtado.

A senadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, revelou que o Plano Nacional de Educação é lei e é preciso que seja cumprido. "Um plano que significa a aposta da construção de mais uma década de avanços e conquistas para a educação brasileira, com mais creches, mais educação infantil, mais escolas técnicas, mais ensino superior, mais escolas com tempo integral, isto construído com a União, Estados, Municípios e a sociedade civil", pontuou.

Também participaram do seminário o deputado federal Efraim Filho, os deputados estaduais paraibanos João Gonçalves, Edmilson Soares, Arthur Cunha Lima Filho, Renato Gadelha, Raniery Paulino, Janduhy Carneiro, Jullys Roberto, e Zé Paulo, além dos deputados estaduais Josias da Vitória (ES), Wellington do Curso (MA), Eliane Pinheiro (GO), Sérgio Coelho (PE), Georgeo Passos (SE), bem como alguns prefeitos e secretários municipais da Educação.

Agência ALPB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br