qui
05
nov
2015

HELÔ NASCIMENTO

Helo Nascimento, uma artista com uma trajetória de dez anos na música e há dois dedicados à carreira solo, vem recebendo cada vez mais notoriedade e espaço nos meios culturais paraibanos, e leva, pela primeira vez, seu show Minha Verdade neste domingo, dia 08/11, a partir das 19h, para o Paraí Bar, um espaço privilegiado, a beira-mar do Cabo Branco, onde apresentará um novo espetáculo, um novo formato e uma nova concepção artística para o seu público, onde contempla em sua banda os músicos Marcos Andrade (Diretor Musical e Cavaquinho), Victor Viola (violão), Gilberth Monteiro (sax e flauta), Tiago Almeida (surdo e percussão geral), Rafael Pandeiro (pandeiro)  e Marden Filho (tantã e percussão geral). A apreciação do show será por meio do couvert artístico no valor de R$ 10 (dez reais).

Helo lançou esse show em maio desse ano, no projeto Sabadinho Bom, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural – Funjope, e é conhecido por ser reduto dos mais fiéis sambistas e amantes da música popular paraibana, justamente aqueles que sempre acreditaram e incentivaram o seu trabalho. Na ocasião, recebeu no palco a cantora Evla Bertoldo e o cantor Wagner Mesquita, um dos integrantes do Clube do Samba, artistas esses que sempre contribuíram para o seu progresso e fazem parte de sua história no meio sambista local, além, é claro, de valorizar o intercâmbio da cena artística paraibana.

A artista prepara para seu show, um repertório composto de clássicos da Música Popular Brasileira e do Samba, que são referências em sua trajetória artístico-musical, como Jovelina Pérola Negra, Dona Ivone Lara, Beth Carvalho, Alcione, Leci Brandão, Clara Nunes, Clementina de Jesus, Maria Bethânia, Elis Regina, entre outras, além da nova safra do samba, como Mariene de Castro, Mart’nália, Marisa Monte, Maria Rita, Patrícia Marx e afins, e atrelado a essa mescla de grandes nomes, uni-se os de Cartola, Nelson Cavaquinho, Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz que compõe o seleto grupo de peso do samba nacional sob seu olhar, tendo ainda o ponto ápice do show, a interpretação de algumas das suas canções autorais, entre elas ‘Mensagem de Paz’, ‘Samba Afinadinho’ e ‘A mulher no Samba’, sendo essas duas últimas, em parceria com o amigo Maurinho Procópio, mostrando assim, o seu lado compositora e amante da poesia que embala o seu amor ao samba, tão presente em seus versos e melodias, mostrando assim, sua verdade.

Helo Nascimento

Desenvolvendo um trabalho voltado para valorização da Música Popular Brasileira e o Samba, Helo vem ganhando notoriedade no cenário local, onde a cantora e compositora pessoense busca contemplar em seu repertório os maiores clássicos do samba, nos principais pontos de efervescência cultural da capital paraibana.

Helo vem ampliando as suas experiências musicais, em especial a carreira solo desde 2011 e, agora sob nova produção executiva da Anne Fernandes Comunicação e Produções Culturais, realizou no final de 2014 o pré-lançamento do seu show “Minha Verdade”, no Projeto Samba na Vila, que tem como anfitrião o grupo paraibano Clube do Samba, e já apresenta na capital paraibana esse show, que dará prosseguimento com a gravação do seu EP autoral ainda para esse ano, onde contemplará canções próprias e dos seus parceiros musicais paraibanos.

Recentemente, Helo Nascimento fez parte do Projeto Ellas ao lado das cantoras paraibanas Evla Bertoldo e Tamires Amaral, onde teve a aceitação e crítica positiva não só do público, mas também da imprensa paraibana e os agentes formadores de opinião do segmento cultural de nossa região. O Ellas contemplou clássicos da MPB que foram consagrados nas vozes de ícones como Elis Regina, Clara Nunes, Maria Bethânia, Gal Costa, Maria Rita, entre outras.

Atualmente, desenvolve um projeto fixo, sempre aos domingos quinzenais, intitulado “Helo Nascimento em Roda de Samba”, que tem como local o Máquina Beer, onde traz a cada edição, diversos artistas para um intercâmbio artístico musical, é a única mulher a fazer parte do Projeto Reduto do Samba, que reúne os sambistas e os amantes da boa música, todas as segundas, no Vila do Porto, traz um novo projeto intitulado “Helo Nascimento Acústico”, em parceria com o Fellini e lançará em dezembro deste ano o seu novo show com título ainda em análise, mas que promete abordar suas maiores composições autorais e os clássicos da nossa MPB.

Biografia

Paraibana, pessoense, sambista desde criança, teve as suas melhores influências calcadas ainda no berço do vô Edmundo, integrante do grupo Saudosa Maloca, e cresceu ouvindo a sua tia cantando em rádios sob pseudônimo, para manter a sua arte viva e pulsante. Foi dali em diante que a então menina se descobriu na música, e tem como maior ícone da era de ouro do rádio, a diva Dalva de Oliveira.

Amante da música brasileira, dos batuques afros, Helo é apaixonada pela Velha Guarda da Portela, e tudo que ela faz impregna a sua identidade e alma, assumindo assim, a sua veia de cantora e compositora em 2011, sob o apoio de familiares e amigos do núcleo sambista da capital paraibana. Ainda nesse ano, fez parte do seleto grupo Uskaba, fazendo Back Vocal e, logo mais, tornou-se vocalista da banda. Além disso, foi integrante do Batuque de Saia, onde além de cantar, era instrumentista.

Na atualidade, Helo Nascimento faz carreira solo cantando, compondo e levando sua marca singular a pontos dominantes do samba. Recentemente, lançou sua primeira música de trabalho, O Samba é minha Raiz, nos principais veículos de comunicação do Estado e propaga o seu show intitulado “Minha Verdade”, que contempla mais três canções autorais assinadas por ela e seus parceiros musicais.

Ascom

.


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br