sex
06
nov
2015

A Agência Transfusional do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, foi premiada pela segunda vez consecutiva pelo Ministério da Saúde (MS). O setor, que é responsável pelo suporte hemoterápico da unidade hospitalar, recebeu o certificado da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do MS. A premiação é um reconhecimento da excelência na qualidade do trabalho realizado.

De acordo com a coordenadora da Agência Transfusional do Hospital de Trauma, Roseneide Soares, o MS realiza mensalmente uma rigorosa avaliação prática e teórica dos procedimentos desenvolvidos pela Agência, por isso a certificação é o reconhecimento do trabalho desenvolvido com critérios e responsabilidade. “Sentimo-nos muito felizes, pois nos empenhamos em oferecer ao usuário um serviço de qualidade, dentro dos padrões preconizados pelo Ministério da Saúde”, ressaltou.

O diretor técnico da instituição, Edvan Benevides, destacou a importância da certificação: “A Direção parabeniza a equipe da Agência Transfusional pelo trabalho incansável e dedicação. É motivo de orgulho receber um prêmio de tamanha relevância. Aproveitamos a oportunidade para chamar a atenção de toda a sociedade para a importância da doação de sangue, principalmente aos pacientes do Hospital de Trauma, que registra uma grande demanda diariamente”.

Protocolo de Transfusão Maciça de Sangue – A Agência Transfusional do Hospital de Trauma é pioneira na adoção do protocolo de Transfusão Maciça de sangue. O procedimento foi adotado para administrar uma grande quantidade de sangue, correspondendo a um volume superior a uma vez e meia à volemia do paciente, ou seja, ao volume de sangue contido no corpo no período de 24 horas.

ses trauma recebe premio pelo segundo ano (2) A hematologista da unidade de saúde, Sandra Sibele Figueiredo, falou sobre a importância da conduta. “A estrutura de protocolos de atendimento de situações de trauma grave é indispensável e reduz a mortalidade deste tipo de paciente, por isso é muito importante padronizar o atendimento ao paciente que necessita de Transfusão Maciça  no Hospital de Trauma. É um avanço muito significativo que vai beneficiar o paciente que dá entrada em estado grave com grande perda de sangue”, frisou.

Roseneide Soares, coordenadora do setor de transfusão da unidade hospitalar, também falou a respeito do protocolo. “Por ser um hospital que recebe, com frequência, vítimas de acidentes graves, muitas vezes apresentando um quadro expressivo de hemorragia, o estabelecimento de condutas para a realização de Transfusão Maciça  (TM), é fundamental para melhorar e agilizar o atendimento ao paciente”, ressaltou.

Agência Transfusional – A equipe é composta por quatro médicos hematologistas, oito bioquímicos, sete enfermeiros e 14 técnicos de enfermagem. O setor funciona 24 horas, dando suporte hemoterápico com rapidez e segurança, e é referência no atendimento de urgência aos pacientes hemofílicos. O suprimento é feito pelo Hemocentro da Paraíba, que disponibiliza bolsas de sangue dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde.

Doação de sangue – As doações de sangue para o Hospital de Trauma devem ser feitas no Hemocentro, localizado na Av. Dom Pedro II, 119, no bairro da Torre.

Exigências para doação:

– Homens e mulheres com idade entre 18 anos completos e 65 anos 11 meses e 29 dias;

– Peso acima de 50 kg;

– Gozar de boa saúde;

– Não ter tido hepatite, malária ou doença de Chagas.

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br