qua
03
fev
2016

tovar_projeto_vereadores

Os vereadores dos municípios paraibanos agora poderão participar das sessões ordinárias da Casa de Epitácio Pessoa. Isso é o que garante um Projeto de Resolução de autoria do deputado estadual, Tovar Correia Lima (PSDB), que foi promulgado pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Os parlamentares municipais terão a possibilidade de utilizar a tribuna da Casa para defender, denunciar e cobrar ações de interesse das cidades em que foram eleitos.

Com a promulgação do projeto fica instituído o Programa Assembleia Popular para Parlamentares Municipais no âmbito da Assembleia Legislativa. De acordo com o deputado, a Resolução tem por objetivo possibilitar ao cidadão público, no caso os vereadores, a livre expressão de opinião política sobre assuntos de interesse da cidadania.

Tovar também explicou que o programa permitirá a todos os vereadores dos municípios paraibanos a fazer uso da palavra em dias e períodos a serem regulados e agendados pela Assembleia, no Plenário. “A sessão ocorrerá nos períodos estabelecidos pelo artigo 59 da Constituição do Estado da Paraíba e que o uso da palavra na Assembleia Popular será assegurado mediante inscrição efetuada através de agendamento, obedecendo a ordem de chegada dos inscritos, ressalvados casos especiais que passarão pela aprovação do presidente Adriano Galdino”, destacou o parlamentar.

Tempo – Segundo o parlamentar, cada orador inscrito terá direito a expressar-se durante o período máximo de 10 minutos, podendo ser prorrogado por igual período, com a autorização do presidente da sessão ordinária. Fica nesse caso, vedado o aparte ao orador, a cessão ou a permuta da palavra.

O projeto diz ainda que transcorridos 15 minutos do horário estabelecido para o início da Assembleia Popular, e não havendo oradores inscritos, a sessão não será instalada. “A Assembleia Popular será encerrada quando esgotado o tempo destinado à sua duração ou quando não houver mais oradores inscritos”, disse o deputado.

Regras – O projeto diz ainda que a utilização da tribuna do Plenário na Assembleia Popular para Vereadores deverá obedecer aos princípios éticos e morais instituídos pela Casa de Epitácio Pessoa, sendo o orador responsável, civil e criminalmente, por todo e qualquer conteúdo expresso por intermédio do Programa.

Transmissão – De acordo com o deputado Tovar, a ‘Assembleia Popular para Parlamentares Municipais’ será transmitida pela TV Assembleia, ao vivo. A Mesa Diretora da ALPB tem um prazo de 60 dias para regulamentar a Resolução, contados da data da publicação. “Os deputados terão a oportunidade de ficar cada vez mais próximos dos problemas dos municípios. Isso possibilitará uma atuação mais eficaz por parte do Poder Legislativo junto ao Governo do Estado”, afirmou.

Assessoria


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br