sáb
09
jul
2016

images_cms-image-000506790

A disputa pela sucessão de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na presidência da Câmara já dividiu a base de apoio do presidente interino, Michel Temer, na Casa e chegou a um ponto onde as legendas não conseguem sequer chegar a um acordo sobre a data da realização da eleição para escolher quem ficará à frente do comando da Casa, enquanto os partidos que conta com com o aval das lideranças do PMDB, incluindo Temer, defendem que a eleição ocorra na quarta-feira (13), partidos como PSDB, DEM, PSB e PPS são contrários a data porque neste dia está prevista uma reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que decidirá se o recurso de Cunha contra o processo de cassação será aceito ou não; precisando do apoio para assegurar as medidas da sua gestão, a fragmentação da base é uma das maiores preocupações de Temer junto ao Congresso nacional.

247 – A renúncia de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) à presidência da Câmara dos Deputados acirrou os ânimos dos congressistas e provocou um racha entre os partidos que compõe a base aliada do presidente em exercício Michel Temer.

A disputa pela sucessão de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na presidência da Câmara já dividiu a base de apoio do presidente interino, Michel Temer, na Casa. A rusga chegou a um ponto onde as legendas não conseguem sequer chegara um acordo sobre a data da realização da eleição para escolher quem ficará à frente do coando da Casa.

Os partidos do centrão – bloco que reúne pequenos e médias legendas como PP, PSC e PSD e – deseja que a eleição seja realizada na próxima terça-feira (12). O bloco conta com o aval das lideranças do PMDB, incluindo Temer. Já os maiores partidos de oposição ao governo da presidente Dilma Rousseff e que agora integram a base da gestão peemedebista – como PSDB, DEM, PSB e PPS –são contrários a data porque neste dia está prevista uma reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que decidirá se o recurso de Cunha contra o processo de cassação será aceito ou não.

Para alguns lideres partidários, a sobreposição das datas visa tumultuar ou procrastinar a reunião da CCJ. O PSDB defende que a nova eleição aconteça na quarta-feira (13) enquanto o DEM deseja que o pleito ocorra na quinta-feira (14).

A presidência da Câmara vem sendo alvo de cobiça por praticamente todos os partidos. Dentre os principais candidatos em poptencial aparecem o deputado Rodrigo maia (DEM-RJ), Fernando Giacobo (PP-PR), Beto Mansur (PRB-SP) e Rogério Rosso (PSD-DF).

Outros parlamentares também tem se movimentado e lançaram seus nomes à disputa de forma avulsa como Heráclito Fortes (PSB-PI) demonstrou disposição em disputar, Cristiane Brasil (PTB-RJ) e o ex-ministro da Saúde Marcelo Castro, que apesar de ser do PMDB não conta com o apoio da cúpula da legenda, mas tem a simpatia de diversos da deputados da oposição.

Brasil 247


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br